
Bandeira Azul hasteada em Lagos
Foi hoje hasteado nas praias de Lagos aquele que é o maior símbolo de qualidade ambiental em Portugal.
Foi hoje hasteado nas praias de Lagos aquele que é o maior símbolo de qualidade ambiental em Portugal.
Local de venda de produtos hortofrutícolas de produção local e ponto-de-encontro obrigatório das manhãs de sábado em Lagos, o Mercado de Levante, também conhecido como “Reforma Agrária”, está a ser objecto de uma empreitada de requalificação.
No dia em que se comemora o 32º aniversário da classificação do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina como Área Protegida (Decreto-Lei n.º 241/88, de 7 de julho) o Juntos pelo Sudoeste (JPS), movimento de cidadãos de Odemira e Aljezur em Defesa do Sudoeste, divulga um vídeo que comprova não só a progressão descontrolada da agricultura intensiva sob plástico no Sudoeste Alentejano, como também o claro incumprimento do objectivo de preservar os valores naturais existentes e regular e fiscalizar a ocupação do solo de uma das zonas costeiras mais valiosas na Europa. (Link para Video: https://www.youtube.com/watch?v=7Ak4Fj9Szg4&feature=youtu.be)
Em face da notícia, confirmada hoje, de que Portugal foi excluído do corredor turístico do Reino Unido, a Comissão Política Distrital de Faro do CDS-PP deliberou emitir o seguinte comunicado:
A Guarda Nacional Republicana tem em curso, desde o dia 1 de Julho e até ao próximo dia 15 de Setembro, o projecto “Piscina Segura”, que prevê a realização de acções de sensibilização à população, em todo o Território Nacional, no sentido de reforçar a consciencialização da sociedade para a problemática do afogamento de crianças e jovens, em piscinas privadas.
O sector da pesca e da aquicultura tem sido particularmente atingido pelas perturbações do mercado geradas por uma redução significativa da procura e dos preços, a que se junta a vulnerabilidade e complexidade da cadeia de abastecimento.
Vila do Bispo foi o concelho do Algarve que mais reciclou, per capita, em 2019. De acordo com os dados divulgados pela Algar cada munícipe produziu em média 297 kg de resíduos selectivos (papel, vidro e embalagens), representando 13% de todos os resíduos produzidos no município.
A Assembleia Municipal de Lagos aprovou, sob proposta da Câmara Municipal, o designado Plano de Intervenção em Espaço Rústico (PIER) do Monte da Charneca, abrangendo uma área de um monte rural tradicional com quase 3,5 hectares situada nas proximidades da povoação de Barão de São João, a cerca de 10 km da sede do concelho.
Fundo de recuperação pós-COVID poderá entrar em vigor apenas em 2023
A Algar recolheu 660 toneladas de resíduos de embalagens recicláveis nas escolas do Algarve, através do concurso “Separa e Ganha”. A iniciativa foi promovida ao abrigo do projeto ECOVALOR, no qual participaram 117 escolas, uma população escolar de 42.593 alunos.