(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

CDU insiste na atribuição do nome de José Saramago a uma praça ou rua de Lagos

CDU insiste na atribuição do nome de José Saramago a uma praça ou rua de Lagos

A Assembleia Municipal de Lagos (AML), na sua Sessão Ordinária de Junho de 2021, realizada ontem, segunda-feira, dia 28, aprovou por unanimidade uma Recomendação no sentido de se atribuír o nome de José Saramago a uma rua ou praça do concelho.

A 15 de Outubro de 1998, a AML havia aprovado, também por unanimidade, a Recomendação da Coligação Democrática Unitária (CDU) à Câmara Municipal para atribuição do nome de José Saramago a uma rua ou praça de Lagos. Esta deliberação foi, inclusive, comunicada a José Saramago, que ficou sensibilizado pelo "gesto" da AML.

Em 28 de Junho de 2010, por altura do falecimento do autor, foi aprovada nova Recomendação à Câmara Municipal que consistia, novamente, na atribuição do seu nome a uma avenida, praça ou rua da cidade.

20 anos se passaram sem que a Câmara Municipal tenha dado qualquer explicação para o não cumprimento desta homenagem, e aproximando-se a data do centenário do nascimento de José Saramago, porventura laureado com o Prémio Nobel da Literatura, para o qual estão em preparação celebrações nacionais, a Assembleia Municipal deliberou, por fim, insistir mais uma vez junto da Câmara «para que dê cumprimento às deliberações da Assembleia Municipal de 15/10/1998 e de 28/06/2010, de modo a que a inauguração seja integrada nas comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago».

De acordo com o Partido Socialista, por sinal favorável à dita moção, tal ainda «não foi possível» porque «a toponímia assim não o permitiu».

Reveja aqui a sessão.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos