
Qual o impacto do consumo excessivo de álcool na saúde do fígado?
Artigo de Opinião de José Manuel Ferreira, Vice-Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)
Artigo de Opinião de José Manuel Ferreira, Vice-Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR), embora seja amplamente conhecido pelos pais de crianças pequenas, o seu impacto estende-se muito além da população pediátrica, representando uma ameaça séria para grupos vulneráveis, sobretudo os adultos mais velhos. No entanto, apesar da evidência crescente sobre o seu impacto nesta faixa etária, a vigilância epidemiológica continua predominantemente focada nas crianças. Uma discrepância que tem como resultado uma subnotificação significativa de casos em adultos, transformando o VSR numa questão emergente com potencial para se tornar um grave problema de saúde pública.
O documento é de 29 de dezembro de 1519. D. Manuel I, o Venturoso, concede a Vasco da Gama o título de Conde da Vidigueira. É a consagração de um herói nacional, um navegador feito nobre, símbolo maior da expansão marítima e da construção de um império sem paralelo. Trata-se do primeiro título nobiliárquico atribuído a um navegador português. O documento, em pergaminho, foi agora posto à venda pela leiloeira Sotheby’s, em Nova Iorque. O Estado português não compareceu. Nem uma licitação. Nem uma intenção. Nem um gesto.
Tenho 28 anos de jornalismo, ininterrupto. É uma vida, de muitas experiências, muitas reportagens e uma aprendizagem contínua e muito profícua.
Diz-se, por vezes, que o humor é a última trincheira da liberdade. Que a sátira é a forma mais limpa e eficaz de resistência contra os abusos do poder. Que o riso pode desarmar tiranias e mostrar, numa simples piada, o que outros ocultam em discursos pomposos. Mas esta ideia só faz sentido quando o humor é verdadeiramente livre — quando não se vê preso a interesses, conveniências ou dependências políticas.
Comecemos com uma constatação cromática: Portugal está a tornar-se daltónico. Daltónico ideológico, entenda-se. A poucos meses das eleições autárquicas, ergue-se pelo país uma paisagem de outdoors, cartazes e painéis onde reina uma nova paleta: azul-claro, azul-nevoeiro, azul-pálido, azul-água-choca. Tudo menos vermelho.
10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Está identificada uma nova “forma de censura”. Atingiu proporções tão graves que o Conselho Europeu em 2024 criou legislação para combater o fenómeno.