ARTURb regressa para a 15ª edição: arte urbana em Lagos

O projecto de arte urbana ARTURb – Artistas Unidos em Residência regressa em 2026 para a sua 15ª edição, reunindo em Lagos um conjunto de artistas nacionais e internacionais de referência.
Criado em 2011, o ARTURb tem vindo a afirmar-se como um dos mais relevantes programas de residência artística em Portugal, transformando Lagos num polo de experimentação, criação e encontro entre artistas e comunidade. De 18 de setembro a 02 de outubro, os participantes irão desenvolver novos trabalhos, interagindo com o edifício do LAC e partilhando o seu processo criativo com o público através de pinturas murais na cidade e da exposição que marca o final da residência artística.
Esta edição contará com a co-curadoria de Sofia Fortunato e Tamara Alves, que convidaram para esta edição: Arashida (Brasil), Cristina Viana (Portugal), Halfstudio (Portugal), KMG (Escócia) e Virginia Bersabé (Espanha) cujas obras exploram linguagens distintas da arte urbana contemporânea. Ainda no âmbito da programação do ARTURb e durante a residência, Kruella D’Enfer (Portugal) é a artista convidada para realizar um mural comunitário no Bairro 25 de Abril, Meia Praia, de 21 a 26 de setembro.
A apresentação pública dos resultados da residência culminará numa exposição que terá lugar a 03 de outubro, pelas 18h, no LAC – Laboratório de Actividades Criativas. Para além da inauguração da exposição, o programa inclui uma conferência orientada por Miguel Januário (± maismenos ±) e, a encerrar, um DJ set, sublinhando o espírito de encontro e celebração que caracteriza o ARTURb.
Sobre o ARTURb
Criado em 2011, o ARTURb – Artistas Unidos em Residência é um projeto pioneiro em Portugal dedicado à promoção e investigação da arte urbana. Tem acolhido ao longo das suas edições artistas de diferentes geografias, fomentando o diálogo entre práticas artísticas e a identidade cultural local.
LAC




