Punk Rock e Hardcore na quinta edição de Concertos em Cadeia
O LAC – Laboratório de Actividades Criativas acolhe a quinta edição dos Concertos em Cadeia no dia 19 de julho, com Albert Fish e M.E.D.O.
O LAC – Laboratório de Actividades Criativas acolhe a quinta edição dos Concertos em Cadeia no dia 19 de julho, com Albert Fish e M.E.D.O.
É já no próximo dia 19 de Julho (sábado), pelas 16h00, que a Biblioteca Municipal Júlio Dantas, em Lagos, irá receber a apresentação de Mulheres a Bordo - A face desconhecida da Expansão Portuguesa, de Mariana Caldeira Gonçalves.
Exposição patente até 12 de setembro
De 23 a 27 de julho, o verão em Lagos volta a ter o sabor único da tradição com mais uma Feira Concurso Arte Doce. Durante cinco dias, o Complexo Desportivo de Lagos transforma-se num palco de sabores, sons e experiências para toda a família, com entrada gratuita e uma programação que mistura a doçaria algarvia com música ao vivo, showcookings, animação infantil, artesanato, tasquinhas, exposição de doces a concurso e muita festa.
A investigação arqueológica regressa às grutas do concelho de Vila do Bispo com o projeto PaleoCoast - Adaptações humanas costeiras durante o Paleolítico no sudoeste Peninsular, encetado em 2017 com uma campanha alargada de prospeções espeleoarqueológicas, em terra e no mar.
O Revelim de Santo António, em Castro Marim, volta a acolher mais uma edição do Festival Internacional do Caracol nos dias 18, 19 e 20 de julho, a partir das 18h00, com muita música, animação e gastronomia.
De 10 a 13 de julho, o Monumento Eng.º. Duarte Pacheco e o Parque Municipal de Loulé vão ser palco de quatro noites repletas de animação.
O coreógrafo e performer português Daniel Matos (Lagos, 1996) foi distinguido com o prémio “DROP” de Melhor Performance na 31.ª edição do PUF – Festival Internacional de Teatro, que decorreu em Pula, na Croácia. A sua mais recente criação, A Pedra, a Mágoa (The Stone. The Sorrow), apresentada no dia 2 de julho de 2025, foi reconhecida pelo júri do festival como uma obra de “profunda integridade artística, poder expressivo e coragem criativa”, destacando-se entre uma programação internacional de referência.
De 23 de junho a 2 de julho o Menir de Aspradantas, implantado na Raposeira, foi objeto de uma intervenção arqueológica desenvolvida no âmbito do projeto internacional de investigação “Megalithic Origins: the emergence of monumentality in Neolithic Western Europe” (Origens Megalíticas: a emergência da monumentalidade no Neolítico da Europa Ocidental), iniciativa científica que teve início em 2024 e prolonga-se até 2026, em diversos contextos arqueológicos da Europa Ocidental.
Chegou ao fim mais uma edição do Festival do Perceve de Vila do Bispo, que decorreu de 27 a 29 de junho, e que voltou a afirmar-se como um dos eventos gastronómico mais emblemático da região.