COVID-19: Situação epidemiológica em Lagos [20/11/2020]
Fonte: Município de Lagos.
A Lusíadas Saúde acaba de ser reconhecida, pela terceira vez consecutiva, como uma Superbrand e, num ano tão desafiante para o sector da saúde, a marca apresenta-se no livro Superbrands com uma capa que presta homenagem a todos os profissionais de saúde que, desde o primeiro dia, combatem a pandemia na linha da frente.
O Município de Lagos passará a apresentar, sempre que possível, dados actualizados sobre a situação epidemiológica no concelho de Lagos, como forma de alertar e apelar à população para que cumpra as normas de saúde e segurança.
O momento é de excepção e por isso são adoptadas medidas de excepção. Mas, a medida agora adotada pelo Governo, ao abrigo do estado de emergência, de impedir a saída de enfermeiros das instituições de saúde, é demonstrativa dos erros cometidos ao longo de vários anos e da ausência de políticas de retenção destes profissionais.
No âmbito do protocolo de colaboração entre a Administração Regional de Saúde do Algarve e a Câmara Municipal de Aljezur, intitulado “Saúde Oral”, já está em funcionamento o Gabinete de Médico Dentista para servir os utentes do SNS, de Aljezur.
Passear o cão, ir buscar o correio, fazer uma caminhada, ir até ao supermercado: estas são apenas algumas das actividades que as pessoas que vivem com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) podem e devem realizar no seu dia-a-dia. A mensagem surge agora em forma de música, que apela à actividade física e convida mesmo os doentes a dançar.
Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), liderada por Cristina Padez, participou num estudo que avaliou a altura e o peso de crianças e adolescentes em
idade escolar em todo o mundo, bem como o Índice de Massa Corporal (IMC), publicado este mês na revista The Lancet.
A resistência a antibióticos é a principal ameaça à Saúde Pública em todo o mundo, tendo vindo a aumentar. Está associada ao uso excessivo e inadequado de antibióticos, ao não cumprimento do tratamento e ao uso de agentes com menor actividade bactericida.
A Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas vai realizar o 23.º Fórum de Apoio ao Doente Reumático, subordinado ao tema “Novos Desafios”, no qual inclui uma sessão dedicada à “Dor Crónica e Canábis Medicinal”, no dia 26 de Novembro, pelas 18h30, em formato online. A iniciativa conta com o apoio da Tilray Portugal.
No âmbito do Mês de Alerta para a Saúde Masculina (Novembro,), novo inquérito revela ainda que são muito poucos os que sabem que estas mutações aumentam o risco de cancro da próstata. Esclarecer a população sobre estas questões, particularmente, doentes oncológicos e seus familiares é o principal objetivo da campanha “saBeR mais ContA”.