Dezembro volta a ser o Mês da Medicina Interna
«Neste ano de pandemia, a Medicina Interna demonstrou ser uma especialidade-chave na resposta hospitalar a doentes COVID, tendo-se evitado a ruptura do Serviço Nacional de Saúde»
«Neste ano de pandemia, a Medicina Interna demonstrou ser uma especialidade-chave na resposta hospitalar a doentes COVID, tendo-se evitado a ruptura do Serviço Nacional de Saúde»
Incontinência urinária, dor crónica e espasticidade são os temas que vão ser promovidos e abertos a discussão no webinar realizado pela Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), no âmbito do dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, que se assinala a dia 4 de Dezembro.
A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) realizou uma conferência digital, subordinada ao tema “Canábis Medicinal no Tratamento da Dor Crónica: Perspectivas futuras para a utilização em Portugal”, que contou com a participação de 300 profissionais de saúde.
Dados estatísticos disponíveis em Portugal revelam que em cerca de 20 anos (2000/2019) ocorreu um aumento de 194% de jovens do sexo feminino matriculadas nas faculdades de medicina e de 111% de jovens do sexo masculino, sempre com predomínio do sexo feminino, pelo menos desde 1991. Estes dados fazem parte do estudo “Ainda persiste um gap de género na investigação cardiológica nacional? Uma revisão de dados da Revista Portuguesa de Cardiologia”, de Ana Teresa Timóteo, do Serviço de Cardiologia do Hospital Santa Marta (Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central) e da NOVA Medical School Lisboa.
No âmbito da celebração do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, assinalado a 4 de Dezembro, é lançado em Portugal um documentário com o título “Heróis da Esclerose Múltipla” que retrata a vida de cinco pessoas que vivem com a doença. Estes heróis partilham connosco como se desafiam a si próprios na conquista dos seus sonhos.
No decorrer desta semana, o Serviço Municipal de Protecção Civil, em conjunto com a PSP de Lagos (Escola Segura), Associação de Estudantes e Associação de Pais da Escola Secundária Júlio Dantas, desenvolveram acções de sensibilização em contexto de sala de aula no âmbito da pandemia.
Depois da CLÍDIS, em Sines, e do Hospital Particular da Madeira, no Funchal, o Grupo HPA Saúde disponibiliza agora também em Portimão um Drive-thru sediado no Parque de Feiras e Exposições, para despiste à COVID-19.
Também a Câmara Municipal de Aljezur decidiu proceder à informação dos seus habitantes relativamente à situação de pandemia por todos vivida, fazendo para isso uso, à semelhança do Município de Lagos, da sua página oficial de Facebook.