(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Documentário “Heróis da Esclerose Múltipla” a «vencer desafios e conquistar sonhos»


No âmbito da celebração do Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, assinalado a 4 de Dezembro, é lançado em Portugal um documentário com o título “Heróis da Esclerose Múltipla” que retrata a vida de cinco pessoas que vivem com a doença. Estes heróis partilham connosco como se desafiam a si próprios na conquista dos seus sonhos. 

“Este documentário mostra a resiliência das pessoas que vivem com a EM, que pretendemos homenagear neste Dia Nacional da Esclerose Múltipla. É nossa missão continuar a proporcionar acesso a soluções terapêuticas inovadoras, mas também sensibilizar e partilhar exemplos de vida que sejam motivadores e levem a comunidade de EM a lutar por uma melhor gestão da sua condição e consequentemente por uma melhor qualidade de vida,” afirma Francisco del Val, General Manager da Sanofi Genzyme.

O documentário é protagonizado por Diana Brito, João Medeiros, Júlia Correia, Pedro Pinto e Telma Teles, cinco verdadeiros heróis da sua própria história, que aceitaram o desafio de mostrar ao mundo que é possível lutar pelos seus sonhos e não se deixar limitar pela doença. É no testemunho de cada um que se percebe o exemplo de superação, na conquista de alguns sonhos que tinham por concretizar. Ao longo do filme, percebemos que todos conseguiram alcançar os seus sonhos e convivem hoje com a doença de forma mais optimista e resiliente.

Telma Teles, alentejana, mas a viver em Olhão, foi diagnosticada com Esclerose Múltipla (EM) em 2015, conta na primeira pessoa como é que é viver com esta doença degenerativa e, mesmo assim, ser feliz. Convive hoje com a doença, e numa espécie de diálogo com a própria afirma: “Fizeste-me ver que sou mais forte do que aquilo que pensava ser”. Telma Teles aproveita a sua conta de Instagram para ajudar outras mulheres, que conta já com mais de com mais de 2.800 seguidores e onde partilha o seu dia-a-dia nas redes sociais.

Uma vez que o papel dos profissionais de saúde é essencial na gestão da EM, o documentário conta ainda com a participação do investigador e neurologista, Professor Doutor João Cerqueira (Serviço de Neurologia, Hospital de Braga; Escola de Medicina, Universidade do Minho e Presidente do Grupo de Estudos de Esclerose Múltipla - GEEM) e da Psicóloga Clínica, Doutora Isabel Lourinho que acompanhou o desenrolar de todo o projecto. Ambos partilham a sua visão da patologia e de como é importante a capacitação dos doentes na gestão da EM e a adopção de uma atitude positiva perante a doença.

A antestreia do documentário realiza-se no próximo dia 3 de Dezembro pelas 18:00 horas, numa première virtual, que contará com a participação dos protagonistas do documentário, das três Associações de doentes, do GEEM, da psicóloga Isabel Lourinho e do realizador Francisco Pereira Coutinho. A moderação do evento estará a cargo de Ana Marques, reconhecida apresentadora televisiva. Pode assistir ao mesmo aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos