(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

26 associações culturais do concelho de Loulé recebem apoio financeiro

26 associações culturais do concelho de Loulé recebem apoio financeiro

Foram celebrados, esta quarta-feira, os contratos-programa com 26 entidades, no âmbito do apoio ao movimento associativo cultural e recreativo da Câmara Municipal de Loulé para o presente ano.

Seja nas áreas da criação, produção ou divulgação, a Autarquia pretende impulsionar o trabalho destas associações culturais e recreativas do concelho, dotando-as da capacidade de desenvolvimento do seu plano anual de atividades. Ao mesmo tempo, estes contratos permitirão o acesso aos apoios de forma “transparente e imparcial”.

O montante distribuído este ano ronda os 522 mil euros e irá beneficiar estruturas e projetos culturais que, independentemente do seu tempo de existência e/ou atividades que realizam, traduzem a dinâmica cultural e recreativa existente, a sua dispersão necessária pelo território e o vislumbrar dos caminhos que a Cultura, enquanto desenvolvimento sustentável, tem assumido cada vez mais neste concelho.

A Cultura é uma das marcas identitárias do Município de Loulé e uma das áreas prioritárias na gestão autárquica. Seja no apoio ao movimento associativo, no desenvolvimento de projetos nos vários setores culturais ou na reabilitação e valorização do seu património edificado, como é o caso mais recente da musealização dos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, o trabalho realizado tem sido por todos reconhecido.

Celebraram estes contratos-programa a 1ª Companhia de Guias de Loulé, Ao Luar Teatro - Ideias Culturais, APALGAR - Associação de Amizade dos PALOP no Algarve, Associação Al´Musa, Associação Alfaia, Associação Amigos do Alentejo, Associação Artística Satori, Associação Cultural de Salir, Associação Cultural e Recreativa das Barrosas, Associação de Acordeão Garvefole, Associação do Coro Unitum Voces Loulé, Associação dos Amigos da Cortelha, Associação Geonauta, Associação Juvenil Akredita em Ti, Associação Os Barões, Associação Social e Cultural da Tôr, Casa da Cultura de Loulé, Centro Social e Cultural Parragilense, Clube Cultural e Recreativo do Monte Seco, Corpo de Hoje - Associação Cultural, Figo Lampo - Associação Cultural e Ambiental, Folha de Medronho - Associação de Artes Performativas, Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Grupo dos Amigos de Loulé, Mákina de Cena - associação cultural e Sociedade Filarmónica Artistas de Minerva.

Neste momento, o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo, apelou às associações para que se envolvam cada vez mais na vida comunitária e cultural do concelho, contribuindo para a reafirmação de Loulé como uma referência cultural do País.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos