COVID-19: Situação epidemiológica em Lagos [24/11/2020]
Fonte: Município de Lagos.
Um programa de intervenção psicológica para contexto oncológico, desenvolvido na Universidade de Coimbra (UC), mostrou ser eficaz na diminuição do sofrimento de mulheres com cancro da mama.
Mais tempo para estarem com quem amam, mais tempo para fazer o que gostam, mais tempo para viver. No Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão, a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento também atempado reforça-se, sobretudo, quando atravessamos uma pandemia que não pode roubar este tempo aos doentes com cancro do pulmão.
O agravamento do stress durante a pandemia afectou particularmente os jovens adultos, mais de um terço dos inquiridos no projecto de investigação Collaborative Outcomes study on Health and Functioning during Infection Times (COH-FIT), coordenado em Portugal por Pedro Morgado, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho, e Sofia Brissos, do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
A Lusíadas Saúde acaba de ser reconhecida, pela terceira vez consecutiva, como uma Superbrand e, num ano tão desafiante para o sector da saúde, a marca apresenta-se no livro Superbrands com uma capa que presta homenagem a todos os profissionais de saúde que, desde o primeiro dia, combatem a pandemia na linha da frente.
O momento é de excepção e por isso são adoptadas medidas de excepção. Mas, a medida agora adotada pelo Governo, ao abrigo do estado de emergência, de impedir a saída de enfermeiros das instituições de saúde, é demonstrativa dos erros cometidos ao longo de vários anos e da ausência de políticas de retenção destes profissionais.
O Município de Lagos passará a apresentar, sempre que possível, dados actualizados sobre a situação epidemiológica no concelho de Lagos, como forma de alertar e apelar à população para que cumpra as normas de saúde e segurança.
Uma equipa da Universidade de Coimbra (UC), liderada por Cristina Padez, participou num estudo que avaliou a altura e o peso de crianças e adolescentes em
idade escolar em todo o mundo, bem como o Índice de Massa Corporal (IMC), publicado este mês na revista The Lancet.
A resistência a antibióticos é a principal ameaça à Saúde Pública em todo o mundo, tendo vindo a aumentar. Está associada ao uso excessivo e inadequado de antibióticos, ao não cumprimento do tratamento e ao uso de agentes com menor actividade bactericida.