(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Desemprego jovem e Empreendorismo: Jovens recém-licenciados podem ser CEOs por um mês

Desemprego jovem e Empreendorismo: Jovens recém-licenciados podem ser CEOs por um mês

Programa do Grupo Adecco explora o potencial de liderança dos jovens candidatos, para os ajudar na integração no mercado de trabalho.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2020, a taxa de desemprego de jovens entre os 15 e os 24 anos em Portugal situou-se nos 22,6%, mais 4,3% que o estimado para 2019. Posto isto, «urge encontrar soluções para contrariar esta tendência e catalisar a criação de emprego», segundo o Grupo Adecco. Uma delas poderá ser o incentivo ao empreendedorismo jovem; o acto de criar um negócio de raiz.

O programa do Grupo Adecco "CEO for One Month" pretende fomentar o potencial de liderança dos jovens eleitos, que terão a oportunidade de «fazer sombra ao CEO Adecco durante um mês e de absorverem os seus ensinamentos e experiências». As inscrições para a edição de 2021 decorrem até ao dia 19 de Março.

Neste momento, «é crucial contar com o apoio das empresas e dos seus líderes no cultivo da mentalidade empreendedora dos jovens por meio da Educação não-formal e da criação de programas que ajudem a desenvolver competências operacionais, como a literacia digital, a perspicácia empresarial geral, a autoconfiança, a comunicação e a capacidade de resolução problemas», afirma o grupo. E porque a prática leva à perfeição e os livros não substituem a experiência, o programa internacional do Grupo Adecco "CEO for One Month" visa proporcionar «uma experiência enriquecedora aos jovens recém-licenciados que procuram o primeiro contacto com o mercado de trabalho».

A iniciativa procura, precisamente, munir os recém-licenciados de valências cruciais para a formação profissional e insights importantes para a compreensão da componente operacional e organizacional da empresa. Na sua essência, o objectivo é «proporcionar aos jovens a possibilidade de desenvolver e experienciar o seu potencial de liderança, de aprender o que é preciso fazer para ser bem-sucedido como líder de negócios e de adquirir competências e experiências necessárias para iniciar uma carreira de liderança».

O vencedor terá a oportunidade de trabalhar directamente com a CEO da Adecco Portugal, Carla Rebelo, durante quatro semanas. Numa fase posterior, durante a qual participarão num bootcamp internacional uma selecção do "Top 10 vencedores de todos os países", apenas um será escolhido para acompanhar durante o mesmo período o CEO Global do Grupo Adecco, Alain Dehaze.

Visite o site www.ceoforonemonth.com e saiba tudo sobre o programa.

Sobre a iniciativa

A edição "CEO for One Month" de 2020 contou com cerca de 206 mil inscrições em todo o Mundo. No final, 46 candidatos tiveram a oportunidade de acompanhar a liderança do Grupo Adecco no seu país. Quanto aos candidatos que ficam de fora, mesmo não vencendo, são vários os que acabam por integrar o Grupo Adecco ou algum dos seus clientes.

Que perfil procura o Grupo Adecco?

Beatriz Henriques, vencedora do projecto em 2020, destaca três características-chave para os candidatos se destacarem na sua candidatura: «Gostar de desafios, ser comunicativo e estar disponível para aprender». Mas há mais itens no perfil que o Grupo Adecco procura: jovens com formação académica, sentido analítico e capacidade de organização; vontade de aprender, boa capacidade relacional e comunicativa, fluência em inglês, empatia, ambição, carisma e espírito crítico também serão valorizados.

Em síntese, «o "CEO for One Month" é uma oportunidade única para um jovem participar activamente na gestão de uma empresa líder no seu segmento e aprender, lado a lado, com os executivos de topo, inserido em contexto real de trabalho com todos os desafios inerentes». Questionada sobre a sua experiência como "CEO for One Month", Beatriz Henriques caracteriza-a como «uma experiência inigualável, com uma equipa incrível que acredita no programa e com um nível de aprendizagem que não vem nos livros».

Assim, o Grupo Adecco destacou 4 razões para um jovem se candidatar a "CEO for One Month" 2021:

  • Os jovens com menos de 25 anos têm três vezes mais probabilidades de estar desempregados do que qualquer outra faixa etária;
  • 1,1 mil milhões de empregos vão mudar fundamentalmente devido ao progresso tecnológico durante a próxima década;
  • 40% dos empregadores afirmam que não conseguem encontrar talento com as competências de que os seus negócios precisam. A falta de experiência no trabalho é uma das principais barreiras;
  • Os estágios e as aprendizagens estão a tornar-se uma parte crucial do desenvolvimento da carreira

Abaixo: Beatriz Henriques, vencedora "CEO for One Month" em 2020.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos