
Hospital Particular do Algarve (Gambelas) assinala os 11 anos com mais 1.200m2
A expansão do 2º piso do Hospital Particular do Algarve (HPA) das Gambelas entra hoje em funcionamento, assinalando os 11 anos da unidade.
A expansão do 2º piso do Hospital Particular do Algarve (HPA) das Gambelas entra hoje em funcionamento, assinalando os 11 anos da unidade.
O acesso dos doentes não Covid aos serviços de saúde continuou dificultado, mesmo antes da segunda vaga da pandemia. Os cuidados de saúde primários registaram, nos primeiros dez meses deste ano, menos nove milhões de contactos presenciais médicos e de enfermagem. Nos hospitais, os contactos presenciais sofreram uma redução de 2,7 milhões entre Janeiro e Outubro de 2020 em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No passado dia 5 de Dezembro, os membros da APCP reuniram-se em Assembleia Geral para a eleição dos Corpos Gerentes para o Triénio 2021-2023. A Lista A foi eleita, com a nomeação da Enfermeira Catarina Pazes e a Dra. Cândida Cancelinha, como Presidente e Vice-Presidente da Associação, respectivamente.
A bioMérieux, empresa líder em soluções de diagnóstico in vitro, anunciou a expansão da sua gama de testes PCR em tempo real (RT-PCR) para a detecção de SARS-CoV-2. A nova solução vem permitir a recolha de amostras de saliva para a detecção do vírus que causa a COVID-19 através do teste RT-PCR, actualmente disponível. Este procedimento inovador ajuda a facilitar os fluxos de recolha de amostras e permite, assim, processar um maior número de testes.
As notícias de hoje não são muito animadoras uma vez que, segundo dados fornecidos pela Câmara Municipal de Lagos, à data de ontem foram confirmados mais 7 casos de infecção por COVID-19 no concelho. O total acumulado dos últimos 14 dias sobe agora para os 91 casos.
A Autarquia de Lagos informou, através da sua página de Facebook, que ontem foram confirmados mais 2 casos no concelho, elevando o total dos últimos 14 dias para 89. De assinalar também as boas notícias de mais 5 recuperados.
Mais de mil milhões de pessoas vivem com deficiência visual e cegueira evitável por não possuírem acesso a serviços de cuidados para a saúde da visão atempados e devidamente planeados.
De acordo com dados facultados pela DGS e divulgados pela autarquia lacobrigense, ontem foi confirmado apenas 1 caso em Lagos, deixando o concelho com um total acumulado de 93 casos nos últimos 14 dias.
De acordo com a página do Facebook do Município de Lagos, no dia 5, foram confirmados mais 6 casos em Lagos, elevando o total dos últimos 14 dias para 102.
Há, à data, 149 casos activos no concelho de Lagos, números revelados pela Câmara Municipal, numa altura em que se registou o segundo óbito por Covid-19.
Por: José Manuel Oliveira.