(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Portugueses com diabetes voltam a participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

A equipa tem como objectivo motivar, inspirar pessoas com diabetes para que façam desporto e actividade física, quebrando barreiras e mitos
Portugueses com diabetes voltam a participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes

A DiabPT, a equipa de futsal portuguesa composta por atletas com diabetes, vai voltar a participar no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro), que este ano se realiza nos dias 18 e 19 de Junho, em Varsóvia. A equipa conta com membros do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (NJA - APDP) e da Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP).

É com muito orgulho que voltamos a representar Portugal numa competição que, acima de tudo, mostra que é possível ter um estilo de vida normal mesmo tendo diabetes. O segredo está no controlo da doença”, afirma João Nabais, manager e guarda-redes da equipa.

O projecto DiabPT United foi criado em 2012 pelo NJA - APDP, a quem se juntou a AJDP. O objectivo passou pela criação de um espaço de partilha de experiências de pessoas com diabetes tipo 1 na prática de exercício físico, desmitificando a diabetes nas suas diversas vertentes. Englobado neste projecto esteve ainda a formação da equipa de futsal, totalmente composta por pessoas com diabetes, que representasse Portugal no Campeonato Europeu de Futsal para Pessoas com Diabetes (DiaEuro).

A equipa constituída por jogadores entre os 19 e os 49 anos, que jogam desde as distritais até à 2.ª divisão nacional de futsal, tem como objectivo motivar, inspirar e catalisar os jovens com diabetes a fazer desporto e actividade física, quebrando barreiras e mitos e mostrando que a diabetes, quando é adequadamente tratada, não é uma limitação, em particular para a prática desportiva.

Antes de começarem a treinar, os jogadores verificam os níveis glicemia e fazem os ajustes. “Claro que as pessoas com diabetes têm de ter alguns cuidados. Têm de prevenir as hipoglicémias, até para permitir que a performance em termos desportivos seja elevada”, explica o também assessor da APDP.

O evento anual reservado exclusivamente a jogadores com diabetes nasceu em 2012 com o apoio da Federação Ucraniana de futebol, prestado por ocasião do Campeonato Europeu de Futebol.

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 15 mil associados, desenvolve a sua actividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos activos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objectivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes. www.apdp.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos