
Espírito empreendedor enaltecido em Lagos com Roadshow Autárquico
Ontem, dia 12 de Julho, teve lugar no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI a iniciativa “Restart Algarve Innovation – Roadshow de Empreendedorismo e Inovação Social”.
Ontem, dia 12 de Julho, teve lugar no Auditório Paços do Concelho Séc. XXI a iniciativa “Restart Algarve Innovation – Roadshow de Empreendedorismo e Inovação Social”.
O sector da restauração teve um decréscimo da facturação entre os 76 e os 100% durante a pandemia, enquanto que os sectores de hotelaria e viagens apontam para uma quebra de 100%.
Plano assenta em 6 áreas de intervenção, com 10 medidas, e visa apoiar as actividades económicas da restauração, similares e do alojamento turístico.
Está em curso a fase de candidaturas ao Programa +CO3SO, um sistema de apoio ao emprego e ao empreendedorismo destinado sobretudo a cidadãos desempregados com vista à criação do próprio emprego.
De acordo com a AHRESP (Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal) «com o avanço do processo de vacinação em Portugal e o aumento da testagem, as empresas de restauração, similares e do alojamento turístico devem poder utilizar estas ferramentas para funcionar em pleno, sem restrições, ou para reabrir negócios actualmente fechados, como a animação nocturna.»
A DECO PROTESTE, organização de defesa do consumidor, criou novas áreas de serviços dedicadas às empresas portuguesas, com o objectivo de fomentar o seu desenvolvimento e crescimento, nomeadamente a nível de inovação e criação de melhores produtos e serviços.
A Câmara Municipal vai comparticipar, pelo segundo ano consecutivo, os vencimentos dos nadadores-salvadores que prestam serviço nas praias de Lagos. O assunto foi presente à última reunião ordinária da autarquia, tendo sido aprovada a proposta de comparticipação, por parte do município, das despesas que os concessionários dos apoios balneares irão ter com os nadadores salvadores para garantir a assistência a banhistas e o socorro a náufragos.
Apesar de existirem hoje mecanismos que permitem manter as actividades económicas com maior liberdade de funcionamento, sem com isso se comprometer o combate à pandemia – como é o caso da apresentação do certificado digital de vacinação e dos testes à Covid-19 –, a incerteza e a falta de perspectivas para retomar a sua actividade mantêm-se para os estabelecimentos de animação nocturna, nomeadamente bares e discotecas.
De acordo com a DECO Proteste, uma alimentação completa e equilibrada deve ser simples, prática e pode ser bastante acessível economicamente. Como começar? Pelo planeamento: verifique que alimentos e produtos ainda tem em casa; planeie quais as refeições que quer fazer ao longo da semana e faça sempre listas de compras apenas com o que necessita.
Na sequência do anúncio efectuado dia 8 de Julho pelo Ministro da Economia, a CPPME emitiu nota à imprensa a par da criação de um Fundo de Apoio à Tesouraria para micro e pequenas empresas.