(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Campanha consciencializa portugueses a adoptarem estilos de vida saudáveis durante as férias

Campanha consciencializa portugueses a adoptarem estilos de vida saudáveis durante as férias

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), em parceria com a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), alerta para a importância de manter um estilo de vida saudável também no período de férias, como forma de prevenção da doença coronária. A iniciativa surge no âmbito da campanha de consciencialização com o mote “A saúde do coração não tira férias”.

«Durante o período de férias, existe uma tendência para cometer alguns excessos alimentares e a reduzir alguns hábitos mais saudáveis, mas é preciso que os cuidados regulares com o coração se mantenham. A adopção de um estilo de vida saudável, optando por uma alimentação equilibrada, pela prática de exercício físico, mesmo que apenas 10 minutos por dia, e evitando situações de stress e o consumo de álcool e de tabaco, são hábitos essenciais para a prevenção da doença coronária», afirma Eduardo Infante de Oliveira, Presidente da APIC.

E acrescenta: «As doenças coronárias são crónicas e obrigam à toma continuada de medicação. No caso de ser um doente cardíaco, lembre-se de que deve levar os medicamentos para o seu destino de férias e não se deve esquecer de os tomar. É muito importante, uma vez que "A saúde do coração não tira férias"».

A doença coronária caracteriza-se pela acumulação de depósitos de gordura no interior das artérias que fornecem sangue ao coração. Esses depósitos causam um estreitamento ou obstrução das artérias o que provoca uma diminuição dos níveis de oxigénio e nutrientes que chegam às células do músculo cardíaco. As principais doenças coronárias são a angina de peito e o enfarte agudo do miocárdio.

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), uma entidade sem fins lucrativos, tem por finalidade o estudo, investigação e promoção de actividades científicas no âmbito dos aspectos médicos, cirúrgicos, tecnológicos e organizacionais da Intervenção Cardiovascular. Para mais informações consulte www.apic.pt.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos