(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Já é público o plano de comemorações para assinalar os 30 anos do Centro IPDJ de Faro

Já é público o plano de comemorações para assinalar os 30 anos do Centro IPDJ de Faro

No âmbito das comemorações dos 30 anos do Centro de Juventude da Direcção-Regional do Algarve, o CL marcou presença naquela que foi a apresentação pública da programação "Contigo por todo o Algarve", com lugar na passada sexta-feira, dia 14 de Maio, no Auditório do Centro, pelas 11:30 horas.

.

Marta Ferreira

Beatriz Maio

Custódio Moreno, Director Regional do Algarve do IPDJ, guiou o acontecimento, exclusivo a jornalistas, tendo havido, inclusive, espaço para perguntas no final da sessão. Da parte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), estiveram também presentes Susana Monteiro, embaixadora da juventude; Sónia Paixão, Vice-Presidente do IPDJ; e a Intérprete de Língua Gestual ao serviço do Centro, Leonor.

As comemorações planeadas irão decorrer ao longo do presente ano e em vários pontos do país, como anteriormente noticiado aqui. Serão mais de cem actividades online e presenciais (a maioria), com início a 25 de Maio e fim a 21 de Dezembro. A panóplia de espectáculos arrancará com Dino D'Santiago, dia 25 de Maio, terça-feira, estando envolvidas 30 associações.

Depois de saudar todos os presentes, o Presidente enalteceu todos os técnicos, estagiários e colaboradores do IPDJ de Faro, reconhecendo-lhes o mérito e a dedicação. Com algum saudosismo, foi contando histórias e experiências ao longo da sua Presidência: «Isto é uma parte da minha vida», confessou, desfazendo-se de quaisquer interesses pessoais que o possam mover nesta função.

.

«Queremos dar palco aos jovens. Eles sim, são os actores principais»

Enalteceu também a requalificação do espaço durante o período de confinamento, aposta que visa oferecer melhores condições aos jovens que usufruem daquele espaço e com vista a acolher mais e melhores eventos de futuro: «Queremos dar palco aos jovens. Eles sim, são os actores principais», afirmou, tendo esclarecido ainda que este «não é um programa de vaidades».

Sempre com foco na juventude, assegurou: «Queremos que os jovens se juntem a nós para tomar decisões (...) e que aqui concretizem grande parte dos seus sonhos». Adiante, revelou também uma das grandes ambições para o Centro: certificá-lo, à semelhança do de Lisboa, com o Selo "Qualify", sendo que, até ao momento, em Portugal só esse polo o detém: «Não vivemos numa aldeia chamada Faro, nem numa rua chamada Algarve. Vivemos num jardim chamado Portugal», referiu.

.

«É muito importante apadrinhar e acarinhar essa garra que os jovens têm»

Seguiu-se a vez de Susana Monteiro usar da palavra. Está ligada ao IPDJ há 5 anos, passagem que descreveu como «uma porta aberta» no que respeita a reunir experiência. Agradeceu desde logo a oportunidade, sendo que o IPDJ já permitiu lançar vários jovens nas suas áreas perdilectas – tal como corroborado por Custódio Moreno mediante variados exemplos, alguns até presentes em bastidor.

«É muito importante apadrinhar e acarinhar essa garra que os jovens têm», referiu Susana, tarefa que o IPDJ tem, a seu ver, desempenhado de forma exemplar ao apoiar as ideias e projectos da juventude ao longo dos anos.

.

«Não trabalhamos para os jovens, trabalhamos com os jovens»

Por fim, Sónia Paixão, representante do Conselho Directivo do IPDJ de Faro, dirigiu também algumas palavras aos ouvintes, realçando a dinâmica entre a equipa responsável pela organização e planeamento das actividades desenvolvidas para a juventude: «Não trabalhamos para os jovens, trabalhamos com os jovens», garantiu.

Na sua óptica, o sucesso do Centro de Faro deve-se a Custódio Moreno e sua equipa, que em conjunto «fazem mais pelo Associativismo jovem e desportivo». Dos Direitos Humanos ao Desporto e à Cultura, Sónia enalteceu o «espírito de agregação» sentido entre todos declarou: «Estamos todos muito empenhados nesta concretização. (...) Queremos mais e melhor».

.

Pelo final da sessão, Custódio Moreno ofereceu à Vice-Presidente uma camisola assinada por João Rodrigues, vencedor da Volta a Portugal.

Toda a informação sobre as comemorações será divulgada na agenda regional do Algarve, disponível aqui. Assista também ao vídeo partilhado pelo IPDJ de Faro, via Facebook, aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos