
RD-Portugal assinala Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com campanha digital
Iniciativa alerta para o facto de muitas doenças raras causarem deficiência
Iniciativa alerta para o facto de muitas doenças raras causarem deficiência
O encerramento e condicionamento de quase metade dos Serviços de Urgência (SU) de norte a sul do país, foi algo que se tornou trivial neste Ministério da Saúde liderado por Manuel Pizarro, que não teve a competência de conseguir atrair e fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS), num ano em que o número de médicos reformados atingiu o pico de 822.
“Saúde Sustentável, de tod@s para tod@s” é a campanha que a Direção-Geral da Saúde (DGS) lança hoje, com o objetivo de dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030, e que prioriza a Saúde e o bem-estar da população em todo o ciclo de vida, através de um compromisso social, sem deixar ninguém para trás, preservando o planeta e garantindo a Saúde das gerações futuras.
O SNS em Lagos, com o CHUA - Hospital Terras do Infante SNS (HTI) recuperou, duas décadas depois, a sua capacidade cirúrgica, para já em oftalmologia, assinalando um marco histórico e significativo na prestação de cuidados de saúde à comunidade algarvia.
Uma equipa multidisciplinar da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver um projeto de investigação que pretende desvendar o impacto da prática regular de exercício físico na cognição e na função cerebral. Os investigadores pretendem descobrir que tipo de exercícios podem trazer mais benefícios para evitar o declínio cognitivo no envelhecimento.
Com um governo dividido entre a gestão e a propaganda, sobra-nos um Serviço Nacional de Saúde (SNS) em colapso, seja nas urgências seja na generalidade dos serviços que continuam com limitações extremas e potencialmente graves para médicos e utentes.
Mais de uma centena e meia de participantes estiveram presentes nas I Jornadas de Saúde Mental do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), que decorreram nos dias 6 e 7 de dezembro, no auditório da Unidade Hospitalar de Faro.
Os investigadores do Ispa-Instituto Universitário, Gün R. Semin e Nuno Gomes, conduziram um estudo intitulado “Investigar a cegueira por desatenção através dos sinais químicos do medo”, o qual foi publicado numa das principais revistas científicas internacionais na área da Psicologia (Psychological Science).
A regulamentação do índice de desempenho da equipa (IDE) multiprofissional das unidades de saúde familiar (USF) foi publicada através da Portaria n.º 411-A/2023, no dia 5 de dezembro, e confirma as preocupações que a FNAM sempre manifestou relativamente à impossibilidade e à imoralidade de cumprir algumas das metas definidas, em que parte delas não dependem da prática clínica, mas de critérios economicistas.
“Partidos devem comprometer-se com a manutenção dos psicólogos nas escolas”