Terceira circular de Faro avança com inauguração da Avenida 25 de Abril
Cerimónia incluiu apresentação dos planos de expensão a Norte da 3.ª circular, nomeadamente o Plano de Urbanização da Penha e do Plano de Urbanização do Vale da Amoreira.
Cerimónia incluiu apresentação dos planos de expensão a Norte da 3.ª circular, nomeadamente o Plano de Urbanização da Penha e do Plano de Urbanização do Vale da Amoreira.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, gostava que na próxima Cimeira Ibérica, em Viana do Castelo, houvesse avanços no projecto para continuar a linha ferroviária de alta velocidade Madrid-Sevilha até Huelva e Faro.
O programa “Prato Sustentável”, iniciativa que consiste na implementação de um pacote de medidas de sustentabilidade alimentar, que passam pela introdução, um dia por semana, de uma refeição de base vegetal para todos os alunos do pré-escolar e do 1º ciclo, que frequentam as cantinas escolares sob gestão do Município de Albufeira, está a ser um sucesso. No âmbito do programa, durante o passado mês de Setembro decorreram acções de capacitação das cozinheiras e workshops destinados a pais e encarregados de educação, que acolheram uma boa aceitação por parte de todos os participantes. O presidente da Câmara Municipal sublinha que os portugueses consomem quatro vezes mais carne do que é recomendado, sendo urgente mudar os comportamentos alimentares das famílias.
Considerando a tradição em atribuir, no quadro das celebrações nacionais do Dia Mundial da Arquitetura, o Estatuto de Membro Honorário a pessoas singulares ou colectivas em razão de importantes contribuições no âmbito dos objectivos estatutários da Ordem dos Arquitectos (O.A.), foi proposto pela Secção Regional do Algarve da O.A., a aprovação, ao abrigo do artigo 7º do capítulo II do Estatuto da O.A., bem como do artigo 3º do Estatuto de Membro Extraordinário da O.A., a atribuição do Estatuto de Membro Extraordinário Honorário ao arquitecto José Alberto Alegria (membro OA n.º 4357).
A Presidência da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve reuniu-se no Centro de Acolhimento de Emergência Social (CAES) com o Movimento de Apoio a Problemáticas Sociais (MAPS) e na Horta Solidária com o Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve (BACF), ambos em Faro, numa visita de trabalho articulada e em conjunto com a Direcção Regional do Instituto da Segurança Social e o Município de Faro.
Celebrado a 27 de Outubro em honra de S. Gonçalo de Lagos, padroeiro da cidade, o Feriado Municipal foi vivido de forma plena este ano, após dois anos dependente das restricções derivadas da pandemia. Entre iniciativas culturais e institucionais, destacou-se o regresso da Sessão Solene no Centro Cultural de Lagos, onde cerca de 31 individualidades, colectividades e entidades públicas foram homenageadas.
Teve lugar, no passado dia 28 de Setembro, em Lisboa, uma reunião com a Senhora Secretária de Estado da Administração Interna, Dr.ª Isabel Oneto, sobre o processo de construção do novo quartel da GNR/UCC para Aljezur. Esta reunião foi de extrema importância, pois existe um protocolo assinado entre a Administração Interna e a Câmara Municipal de Aljezur, estando já escolhido e disponibilizado terreno, com cerca de 6000 metros quadrados, para este importante equipamento.
O Algarve, tal como o restante território nacional, enfrenta problemas relacionados com a segurança e tranquilidade das populações que são inseparáveis das políticas que ao longo de décadas têm desvalorizado as forças e serviços de segurança e os direitos dos seus profissionais. Numa região marcada por uma forte presença do Turismo, que chega a duplicar e a triplicar durante meses a população de alguns concelhos, o efectivo existente – PSP, GNR, SEF, PJ, PM - tem-se revelado claramente insuficiente para responder às necessidades das populações. Uma realidade que convive com o arrastamento na construção e requalificação de infraestruturas muitas delas degradadas ou em condições precárias, tornando evidente que os interesses dos grupos económicos e as imposições da UE em torno do défice pesam mais para os Governos do PS e do PSD/CDS que os direitos dos cidadãos.
Bombeiros e agentes da PSP estiveram no local. Fonte policial garantiu, ao nosso Jornal, que “não há suspeitas de crime”. O corpo foi levado para o Gabinete do Instituto de Medicina Legal, no Hospital do Barlavento, em Portimão, a fim de ser autopsiado.
O vereador, Alexandre Nunes, eleito pela CDU colocou a proposta que se transcreve na passada reunião do órgão executivo do município de 19 de Outubro de 2022. A proposta teve aprovação unanime por parte da Câmara Municipal de Lagos.