(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

5 motivos para publicar um livro de forma independente

5 motivos para publicar um livro de forma independente

Muitas são as pessoas que sonham publicar um livro, no entanto, por vezes, encontram diversas barreiras: o custo, a dificuldade em chegar a uma editora ou, até mesmo, a rejeição da sua obra.

Mas há, actualmente, alternativas às editoras tradicionais, como é o caso do Clube de Autores, a maior plataforma de autopublicação em língua portuguesa, que lhe permite publicar a sua obra de forma independente.

No âmbito do Dia Mundial do Livro, criado com o objetivo não só de promover o prazer da leitura, mas também a publicação de livros, o Clube de Autores partilha cinco motivos para publicar um livro de forma independente.

Liberdade para escrever – na publicação independente, os autores têm controlo absoluto sobre a sua obra, tendo total liberdade para escreverem sobre o tema que quiserem e para escolherem o formato e o design do livro. Além disso, não é necessário esperar que alguém diga “sim” ao livro, podendo apenas publicá-lo.

A publicação é gratuita – ao contrário do que possa pensar, estar responsável pela sua própria publicação não é sinónimo de investimento financeiro. Através da plataforma do Clube de Autores, pode publicar a sua obra de forma gratuita, sendo os custos com a edição, capa e registo totalmente opcionais. No entanto, pode sempre optar pelos templates disponibilizados que são totalmente gratuitos.

Grande parte do lucro é seu – uma editora tradicional tem mais despesas, uma vez que precisa de pagar aos seus funcionários, cobrir os custos com a impressão e lucrar com a obra. Mas, ao optar pela publicação independente, pode vender o seu livro de forma mais acessível e a maior parte do lucro é para o autor, sendo que é o próprio que também decide quanto quer ganhar por cada exemplar vendido.

Acesso a uma grande rede de distribuidores – ao publicar o seu livro através do Clube de Autores, este fica automaticamente disponível nos marketplaces e livrarias, parceiras da plataforma, que vendem online. Neste sentido, a rede de distribuição é gigantesca, podendo o livro chegar a vários pontos do mundo.

Controlo sobre a promoção – neste tipo de publicação, o autor é o próprio promotor da sua obra. Assim sendo, é importante utilizar as diversas plataformas que tem à sua disposição para promover o seu livro. As redes sociais, por exemplo, são uma das maiores aliadas dos autores independentes ao permitir-lhes chegar a diversas pessoas e encontrar nichos específicos como é o caso do bookstagram – comunidade literária digital que, através do Instagram, promove hábitos de leitura e a sua paixão por livros.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos