Os deputados do PS eleitos pelo círculo de Faro vão realizar entre os dias 28 de Maio e 3 de Junho os Estados Gerais do Algarve, com o objectivo de contribuir com propostas no âmbito do programa de estabilização social e relançamento da economia já anunciados pelo Primeiro-ministro António Costa e neste momento em preparação pelo Governo.
“Pretendemos fazer a radiografia do ponto de vista económico e social do Algarve e construir com os diversos agentes regionais soluções para as dificuldades que a pandemia nos coloca do ponto de vista regional”, adianta Luís Graça, deputado e presidente do PS Algarve para quem “os efeitos deste vírus sentem-se em todo o país mas não têm o mesmo impacto em todas as regiões, nem em todos os sectores de actividade”.
A jornada terá início esta quinta-feira, dia 28 de Maio, com reuniões através de videoconferência com o Secretário de Estado coordenador regional do combate à pandemia, José Apolinário, com a direcção da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e ainda com o Reitor da Universidade do Algarve.
O dia de sexta-feira, 29 de Maio, será dedicado à saúde e aos seus profissionais, com visitas a unidades de saúde e encontros com a equipa médica que tem estado a trabalhar com o Covid-19, assim como reuniões com representantes dos médicos, enfermeiros, Faculdade de Medicina e do Centro de Investigação Algarve Biomedical Center.
No sábado, dia 30 de Maio, estará em foco a área do turismo e os sectores da hotelaria, golfe e restauração, estando previstas visitas a empreendimentos turísticos da região a que se seguirá uma reunião com representantes dos vários sectores.
Já na segunda-feira, 1 de Junho, dia do regresso às aulas presenciais dos alunos do ensino pré-escolar, os deputados do PS vão debruçar-se sobre as escolas e o sector social, assim como sobre o trabalho de colectividades no âmbito da cultura e da juventude. Neste dia serão realizadas visitas a escolas e equipamentos sociais para a infância, assim como instituições de terceira idade e associações culturais, a que se seguirá uma reunião com representantes da Mesa das Misericórdias e das Instituições Particulares de Solidariedade Social do Algarve.
Na terça-feira, 2 de Junho, o dia será dedicado aos sectores produtivos primários da pesca e da agricultura, com visitas a várias empresas destas áreas e uma reunião com as associações representativas destes sectores.
A finalizar esta jornada, na quarta-feira, dia 3 de Junho, os deputados socialistas eleitos pelo circulo de Faro irão partilhar as conclusões destes Estados Gerais do Algarve com os militantes do PS num plenário através de videoconferência.