(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Câmara de Aljezur atribui Voto de Louvor ao Grupo “Aljezur Solidário”

Câmara de Aljezur atribui Voto de Louvor ao Grupo “Aljezur Solidário”

A solidariedade é um acto de bondade, e a bondade é um acto de amor ao próximo.

A solidariedade leva o ser humano a deixar transparecer o melhor de si mesmo nas mais diversas e díspares situações do seu cotidiano e de sua história. Podemos afirmar que a solidariedade é também um exercício de cidadania, um acto de participação e envolvimento na comunidade onde estamos inseridos. Vivemos, infelizmente, um tempo de demasiado individualismo, de muita competição e falta de olhar para o próximo.

O voluntariado, é uma forma de cidadania activa e participativa e, consequentemente, um modo de solidariedade da sociedade civil.

Ser voluntário exige assumir um compromisso que o comprometa, de forma livre e responsável com um objectivo, neste caso de âmbito social.

Ir para além do seu mundo particular, deixando um pouco de lado o individualismo é uma das características de uma pessoa altruísta. Não basta estar disponível para ajudar, é necessário estar disposto a abrir a mão dos seus próprios interesses e bem-estar, se isso significar o melhor para todos.

Ao juntarmos os conceitos de solidariedade, cidadania, voluntariado e altruísmo com facilidade e justiça nos deparamos com o Grupo “Aljezur Solidário”. Um grupo de homens e mulheres voluntários que se disponibilizaram a produzir um conjunto de 3500 máscaras sociais e reutilizáveis e cerca de 10.000 filtros a serem distribuídos de forma gratuita aos habitantes do Concelho de Aljezur.

Assim sendo, a Câmara Municipal de Aljezur, por proposta do Presidente José Gonçalves, aprovou por unanimidade e por voto secreto atribuir a este grupo de homens e mulheres, um Voto de Louvor.

O Município de Aljezur reconhece assim que a solidariedade é determinante nas dinâmicas sociais. Reconhece que a atribuição deste Voto de Louvor não é uma simples reflexão teórica, mas sim a indicação de uma exigência moral pois possibilita o surgimento de atitudes que estão na contramão das violências que infelizmente assistimos, um pouco por todo o mundo, e da perda da percepção dos valores da moral, da ética pela qual nos devemos reger.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos