PS Concelhia de Lagos: O DESPORTO E OS "MANGAS DE ALPACA"

“O PSD Lagos anunciou que votou contra a proposta do Executivo Municipal sobre a afetação de verbas do Programa de Apoio ao Desporto (PAD) referente ao ano desportivo 25/26, por, alegadamente, não ter acesso a toda a informação, contestando ainda a reabertura excecional de prazos de candidatura.
Antes de mais, é importante saber do que falamos: no total, está em causa o apoio municipal a mais de 3500 atletas em representação de 47 clubes que praticam 32 modalidades desportivas, sendo que praticamente todos dependem total ou muito expressivamente deste apoio para prosseguir a sua atividade, sobretudo entre os mais jovens.
Em matéria de financiamento público, há sempre duas formas de agir: uma, ligando o “complicómetro”, ou seja, colocando a máquina burocrática do Estado em ação e, desta forma, restringindo ao máximo os apoios, usando para isso as minudências administrativas e processuais como justificação. Sabemos bem o que isso é, porque é assim que o Estado Central atua muitas vezes, algo bem visível, por exemplo, no momento da concretização de apoios extraordinários aos Municípios.
Outra, bem diferente, procura encontrar soluções face a uma realidade inquestionável: os nossos clubes e associações são geridos por pessoas que não são profissionais nem retiram desse esforço qualquer proveito próprio, sendo que, muitas vezes, são poucos e têm de roubar tempo à sua vida pessoal e profissional, empenhando por vezes verbas próprias para solucionar diversos imponderáveis que vão surgindo ao longo do ano desportivo.
Ora o PS está claramente ao lado de quem procura fazer crescer o Desporto em Lagos, dando aos nossos jovens oportunidades únicas de afirmação nacional e até internacional. Sabemos bem, porque temos essa experiência no terreno, do que é muitas vezes fazer “omeletas sem ovos”, procurando resolver problemas que o Estado, com todo o seu peso institucional e burocrático, é capaz de criar, impedindo desta forma a construção de um Desporto para todos.
Os dados são públicos mas devem ser reforçados: nunca em Lagos houve tanta gente, de ambos os sexos e de todas as idades, a praticar Desporto! Nunca os nossos pavilhões, estádios e complexo desportivo foram tão procurados, e isso deve-se sobretudo ao trabalho incansável de dirigentes que, entre tantas dificuldades que o associativismo vai passado, continuam a fazer verdadeiros milagres de resiliência e perseverança.
Sempre dissemos que iríamos governar para as PESSOAS! É isso que continuaremos a fazer, mesmo que isso incomode quem, por detrás de uma capa de suposta legalidade, tudo faz para dificultar ao máximo a vida de clubes e associações que continuam a sobreviver à conta do estoicismo inquebrantável de quem, teimosamente, se recusa a ver a máquina administrativa pública destruir os sonhos das novas gerações.
Por aqui se vê o que seria o Desporto em Lagos caso a gestão municipal estivesse a cargo de burocratas e falsos legalistas, a quem o sábio povo um dia apelidou de “mangas de alpaca”.



