(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Apontamento musical com Bernardo Carvalhal "Michie"

Apontamento musical com Bernardo Carvalhal "Michie"

Sob o perfume da Ponta da Piedade

“Visto que este meu primeiro projecto transmite uma vibe mais calma, achei que a Ponta da Piedade seria o local ideal”
 

No arranque da Primavera, no período entre 20 de Março e 17 de Abril de 2019, quando se assinalam múltiplas comemorações de dias nacionais e mundiais, destacando-se: Dia da Liberdade de Informação, Dia Mundial da Árvore; Dia Mundial da Água; Dia Mundial da Poesia, Dia Europeu da Criatividade Artística, Dia Nacional do Estudante, Dia Mundial da Voz, Dia internacional dos Monumentos e sítios, o Jornal Correio de Lagos dá espaço a um jovem lacobrigense que recentemente lançou um video rodado na emblemática Ponta da Piedade. Michie ou o Bernardo Carvalhal publicou o seu single "Volta Sempre" e divulgou no youtube e redes sociais causando surpresa. Ocasião para conhecer os protagonistas e desvendar os desafios da nova geração de músicos lacobrigenses.

Quem é Michie/Bernardo Carvalhal

Bernardo Moreira Carvalhal, tem 18 anos, nasceu e vive em Lagos. É estudante na Escola Secundária Gil Eanes e está a terminar o 12º ano na área de Línguas e Humanidades .

Correio de Lagos - Como surgiu este projecto musical?

Michie/Bernardo Carvalhal - Este projecto começou há cerca de 1 ano, quando comecei a escrever a letra desta música, onde tento transmitir emoções que vivi há algum tempo atrás e decidi partilhar desta forma – através da música. Terminei a letra em inícios de 2018, mas só no final desse ano é que tive a coragem de avançar, depois de ter mostrado à minha família e aos meus amigos, que logo me incentivaram a prosseguir com a ideia de gravar esta música. Contei de imediato com o apoio do meu amigo Tiago Pereira, que desde logo me convidou para utilizar o estúdio do LAC – Laboratório de Actividades Criativas de Lagos, onde conseguimos gravar e masterizar com a sua preciosa ajuda e do seu pai, Nuno Pereira. Com este apoio inicial, coloquei como objectivo dar a conhecer esta música no início de 2019. Como pretendia acrescentar alguma melodia à letra, entrei em contacto com uma amiga minha, Sofia Wates, que tornou a música ainda mais bonita, com a sua voz como backvocal.

CL - A receptividade do público está a corresponder às expectativas?

M/BC - Após ter colocado a música/videoclip online na plataforma Youtube, fiquei com grande expectativa de saber qual seria a reacção das pessoas em relação à minha mensagem e ao meu estilo musical. Mas logo nas primeiras 24h, para além de muitas visualizações, fui recebendo muitas mensagens de apoio e agrado, quer da parte da minha família, como também de amigos e até de desconhecidos. Para primeira música, sinto-me satisfeito por saber que a maior parte das pessoas gostaram muito da letra que escrevi, e algumas até se identificaram com a mensagem que transmiti.

CL - Que razões determinaram a escolha da Ponta da Piedade?

M/BC - Visto que este meu primeiro projecto transmite uma vibe mais calma, achei que a Ponta da Piedade seria o local ideal, devido à sua grande beleza natural com as suas arribas maravilhosas e com os seus miradouros de onde se pode usufruir de uma vista magnifica. Todo este planeamento de vídeo foi também orientado por um excelente profissional, o JMMB, que acabou por dar a ilustração perfeita da letra, com as imagens produzidas ao longo de 2 dias de filmagens.

CL - Tens formação em música ou és um autodidacta?

M/BC - Não tenho formação musical, no entanto a música sempre me acompanhou. Desde miúdo que sempre ouvi vários estilos musicais, mas foi o hip-hop que sempre me despertou mais a atenção. Há um tempo atrás senti necessidade de passar para o papel algumas ideias, que tinham a ver com as minhas vivências, e a partir daí surgiu esta música.

CL - Qual o teu estilo de música de eleição e intérpretes de referência?

M/BC - O meu estilo de música preferido é o hip-hop, daí ter sido o estilo que me identifiquei mais para expor parte dos meus sentimentos e ideias. Uma das principais inspirações para mim no mundo da música, é o Mishlawi, no entanto também tenho outras como Jimmy P, Plutónio e Bispo, todos estes artistas portugueses.

CL - Quando nasceu o “bichinho” e se tens alguma influência familiar?

M/BC - Desde miúdo que gosto de música, por um lado talvez por influência da minha mãe que me levava a assistir a diversos espectáculos/ concertos, devido à sua profissão, por outro, acho que já nasceu comigo este gosto pela música. CL- Quais os próximos passos? M/BC - De momento tenho alguns projectos em mente com um estilo um pouco diferente deste apresentado, no entanto espero conseguir continuar a cativar todas as pessoas que gostaram do meu trabalho.

“Há um tempo senti necessidade de passar para o papel algumas ideias, que tinham a ver com as minhas vivências

Ficha Técnica Letra - MichieBackvocals - Sofia WatesBeat - Beatz Era Captação e mistura - Tiago Pereira Masterização - Nuno Pereira Vídeo: Captação, edição, produção e drone - JMMB

  • PARTILHAR   

Outros Artigos