(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Teia D’Impulsos lança prémio dedicado a Margarida Tengarrinha

Teia D’Impulsos lança prémio dedicado a Margarida Tengarrinha

No seu 13.º aniversário e no ano em que se comemoram 50 anos do 25 de Abril, a Associação Teia D’Impulsos lança o Prémio Margarida Tengarrinha, destinado a apoiar jovens mulheres a desenvolver projetos que marcam a diferença.

Sob o mote da “liberdade de partilhar boas ideias”, a Associação Teia D’Impulsos decide celebrar os 50 anos da democracia com a atribuição de um prémio bastante especial, em homenagem à personalidade portimonense Margarida Tengarrinha.

O concurso destina-se a jovens empreendedoras da região do Algarve, com idades compreendidas entre os 16 e os 29 anos, que apresentem contributos significativos nas seguintes áreas de intervenção em que Margarida Tengarrinha se destacou: Artes Plásticas, Cidadania, Direitos Humanos, Educação e Literatura.

A Associação Teia D’Impulsos procura assim trabalhos que “contribuam para a promoção da igualdade de género, para um entendimento mútuo e mais inclusivo, para a tolerância, liberdade e paz”, explica Rui Cintra, secretário da Direção da Teia D’Impulsos e mentor da iniciativa. Este é um “compromisso com a promoção da diversidade cultural, com o intuito de reconhecer, apoiar e motivar a criatividade de jovens algarvias”, adiciona.

Um painel de jurados avaliará os trabalhos submetidos segundo os critérios da originalidade, criatividade/inovação, organização, coerência e coesão do texto e capacidade técnica de execução.

As interessadas podem, a partir de 25 de Abril e até 30 de Setembro deste ano, submeter os seus projetos a título individual ou em grupo, através do seguinte formulário online. O Regulamento também se encontra disponível para consulta.

O projeto vencedor recebe o valor monetário de 5.000 euros para o seu desenvolvimento e a entrega do Prémio será feita em Março do próximo ano, assinalando o 14º aniversário da Associação.

O “Prémio Margarida Tengarrinha” foi anunciado em primeira mão, no dia 16 de Março, no evento do 13º Aniversário da Teia D’Impulsos, a sócios, parceiros e voluntários presentes e conta, desde o primeiro momento, com a aprovação da família de Margarida Tengarrinha.

Manter vivas as “Memórias de uma Falsificadora”

Nascida em Portimão, em 1928, Margarida Tengarrinha foi artista plástica, escritora, professora, ativista política e humanista, participando na luta pela liberdade de expressão e pelos direitos humanos em Portugal. “Os seus princípios são inspiradores às gerações mais novas e, mais ainda, à Teia D’Impulsos” da qual Margarida Tengarrinha era sócia honorária, defende o responsável.

Margarida Tengarrinha morreu no final do ano passado e este prémio serve para lhe prestar merecida homenagem, mantendo vivo o seu legado e servindo de exemplo para tantas mulheres.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos