(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre
(Z4) 2024 - CM Lagos - Marchas Populares

Ricardo Rebola, artista da Ass. Paralisia Cerebral de Coimbra, inaugura exposição em Lagos

Ricardo Rebola, artista da Ass. Paralisia Cerebral de Coimbra, inaugura exposição em Lagos

Ricardo Rebola nasceu em Coimbra há 49 anos e encontrou a sua vocação nos ateliês de expressão plástica da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), tendo vindo a desenvolver uma vasta obra. 

Agora, acrescendo à atividade criativa que desenvolve na instituição, torna-se também num artista a expor em nome próprio, com “Portefólio #02”, que será inaugurada no dia 24 de abril, pelas 18H00, no LAC – Laboratório de Actividades Criativas, em Lagos.

Esta mostra reúne um conjunto diverso de trabalhos de Ricardo Rebola, que, depois de ter começado pela representação da sua cidade, descobriu a sua personalidade artística na representação da figura humana, nas naturezas mortas e nas paisagens. Mais recentemente, aprofundou a capacidade excêntrica no uso do pastel, tomando o exagero como traço distintivo e mudando a aparência exata do real, surpreendendo amiúde com essa plasticidade.

Influenciado pelos impressionistas, exalta a cor através de movimentos pontilhistas e pinceladas curtas, explosões cromáticas feitas de pura emoção e que fazem das suas criações o espelho das suas sensações. Tendo já estado inserido em diversos projetos e exposições coletivas promovidos pela APCC, Ricardo Rebola tem agora uma oportunidade para se mostrar individualmente e afirmar a sua identidade própria.

A exposição “Portefólio #02” vai estar patente até 31 de maio, de segunda-feira a sábado, das 10H00 às 13H00 e das 14H00 às 18H00.

Ricardo Rebola é um dos vários utentes da APCC que frequentam a Oficina de Artes Plásticas do CACI – Centro Atividades e Capacitação para a Inclusão, onde se opera no sentido de integrar os utentes nos circuitos ‘normalizados’ da produção artística, recusando dessa forma rótulos como ‘arte inclusiva’. O trabalho de pintura e escultura realizado neste âmbito pode ser acompanhado no Instagram (www.instagram.com/artesplasticas_apcc), sendo a aquisição das obras feita através do envio de uma mensagem para o mail suzete.azevedo@apc-coimbra.pt, que pode ser utilizada igualmente para obter mais informações.

Na APCC, a Arte é encarada com o grande propósito da expressão, da comunicação de ideias, do desenvolvimento de competências e autoconhecimento e da edificação de ideias político-sociais. São, de resto, várias as atividades de índole artística desenvolvidas na Associação, não só no campo das artes plásticas, mas também da música e do teatro.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos