
Sacos de papel FNAC estreiam-se com ilustrações inéditas de quatro artistas nacionais
FNAC já começou a substituir o plástico pelo papel, uma medida ecológica que vai também ajudar a promover a cultura
FNAC já começou a substituir o plástico pelo papel, uma medida ecológica que vai também ajudar a promover a cultura
Aprofundar uma nova definição de “museu”, será um dos momentos relevantes das próximas Jornadas da Rede de Museus do Algarve, a ter lugar a 18 de novembro, em Albufeira, no Auditório Municipal. Esta terceira edição vai juntar especialistas e responsáveis por diversos museus, do país e da região, com uma vasta agenda de reflexões, nomeadamente as que se referem ao conceito de “Museus como plataformas culturais”. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, no sítio electrónico da Rede de Museus do Algarve.
Em 1946 a atriz Bárbara Virgínia passou para trás das câmaras e dirigiu o filme Três Dias Sem Deus, tornando-se a primeira realizadora portuguesa. Lurdes Baptista escolheu uma profissão que muitos veem como masculina: calceteira. Mas isso não a fez desistir de ornamentar os passeios de Lisboa. A 28 de Junho de 1942, o jornal O Século noticiava: «A primeira arquitecta portuguesa defendeu tese na escola de Belas Artes e foi aprovada.» Maria José Estanco tornava-se assim a primeira mulher a exercer esta profissão. Já Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira chefe de um Governo e Natércia Couto, a primeira maestrina em Portugal. Em 2018, Noémie Freire ocupou um cargo nunca antes atribuído a uma mulher portuguesa: submarinista.
O livro de memórias de ANDRÉ JORDAN, uma das personalidades mais influentes do turismo a nível mundial, leva-nos numa viagem pelo seu mundo, desde a Polónia, Brasil, EUA, Argentina e Portugal, em que teve oportunidade de cruzar-se com algumas das personagens mais marcantes do século XX, entre famílias reais, líderes políticos, académicos e muitos artistas famosos.
A 2ª edição do Barão de São João – Walk & Art Fest decorrerá de 01 a 03 de Novembro de 2019 com sede no Centro Cultural de Barão de São João.
A celebração do aniversário da Biblioteca Municipal Júlio Dantas, intitulada Palavras Mágicas, decorre entre 1 a 10 de novembro e oferece uma programação multicultural diversificada para miúdos e graúdos que passará pela Biblioteca, escolas, bares e lares de idosos.
Vamos ouvir falar da História de Portugal pela “voz” dos maus da fita?
É um dos mais conceituados profissionais portugueses de pastelaria e, neste livro, o chef Gilberto Costa foi ao baú para recuperar as receitas da sua avó açoriana como o Bolo de Cacau ou o Bolo de Banana. O Bolo de Ananás, que também resgatou do caderno manuseado pelo tempo, junta, numa única fatia, caramelo, ananás, uma massa suculenta e muitas memórias de infância.
A Fortaleza de Sagres, as escarpas da costa vicentina, a milenar indústria conserveira de Portimão e a paisagem da Serra de Monchique são alguns dos elementos que foram esculpidos na SandCity, em Lagoa, numa homenagem à história e à cultura do Algarve.
De 10 de novembro a 1 de dezembro, o Centro recebe, aos domingos, sessões de cinema infantil gratuitas, que prometem colar ao grande ecrã todos os visitantes. “Toy Story 4” e “Troll e o Reino de Ervod” vão ser projetados às 11h00 e prometem conduzir miúdos e graúdos numa viagem alucinante.