(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Manual de boas práticas do turismo do Algarve já está disponível

Manual de boas práticas do turismo do Algarve já está disponível

Documento apresenta recomendações para agentes turísticos

A Região de Turismo do Algarve (RTA) acaba de disponibilizar o Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe, um documento que conta com um conjunto de recomendações direccionadas aos diversos agentes turísticos e que pretende reforçar a segurança do destino e a confiança de turistas, trabalhadores do setor e residentes, perante o novo contexto colocado pela situação epidemiológica COVID-19.

Este manual, pioneiro entre os destinos turísticos nacionais, vem ganhar especial relevância numa altura em que o Governo acaba de anunciar a reabertura das praias para 6 de Junho e que se espera a retoma gradual da afluência de turistas ao Algarve.

O documento está estruturado com dicas específicas por ramo de actividade (alojamento, restauração e similares, marinas e portos de recreio, concessões de praia, golfes, parques aquáticos, empresas de animação turística, parques de campismo e autocaravanismo, rent-a-car, agências de viagens, eventos).

Entre as orientações, elaboradas segundo as normas da Direcção-Geral da Saúde e diretrizes internacionais existentes, encontram-se pontos como procedimentos de limpeza e higienização, formação de colaboradores e informação a disponibilizar as turistas e visitantes.

João Fernandes, presidente da RTA, sublinha: «O Algarve está pronto para reiniciar a sua actividade turística. Tem sido determinante o empenho conjunto das autoridades nacionais e dos agentes públicos e privados do sector turístico da região para que tal aconteça. Este manual é um exemplo de todos os esforços que temos vindo a levar a cabo. Esperamos que se torne uma referência para todos os que, diariamente, fazem com que sejamos o maior destino turístico do país e que terão agora desafios acrescidos».

«Acolhemos com agrado as medidas apresentadas pelo Executivo para a reabertura das praias, um dos nossos ex-líbris, e queremos fazê-lo com toda a segurança e apelando ao sentido de responsabilidade e compreensão demonstrada por todos os cidadãos nestes tempos. Será altura de o Algarve voltar a oferecer os momentos de tranquilidade pelos quais, mais do que nunca, todos anseiam», realça o responsável.

O Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe foi elaborado com o contributo de entidades como o Turismo de Portugal; a ARAC - Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor; o CNIG - Conselho Nacional da Indústria do Golfe; a APPR - Associação Portuguesa de Portos de Recreio; a Marina de Vilamoura, SA - Vilamoura World; a Algarve Anima; a AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal; a Federação Portuguesa de Surf; a Associação Nacional de Surfistas; a Associação de Escolas de Surf da Costa Vicentina; e a Associação de Parques de Campismo do Alentejo e Algarve.

Descarregue aqui o Manual de Boas Práticas – Algarve Clean & Safe.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos