
Enfermeiros da ARS Algarve reúnem-se pelo descongelamento de progressões
O comunicado chega-nos através da Direção Regional de Faro, em nome do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
O comunicado chega-nos através da Direção Regional de Faro, em nome do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
A Associação Portuguesa para as Doenças Congénitas da Glicosilação e outras Doenças Metabólicas Raras (APCDG) vai realizar a 4ª Conferência Mundial sobre Doenças Congénitas da Glicosilação (CDG) nos próximos dias 26 e 27 de Julho, na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Esta iniciativa visa reunir pacientes e familiares CDG, bem como investigadores e profissionais de saúde que trabalhem neste campo.
artigo de opinião do neurologista Dr. Fernando Pita
O AVC (de volta ao capítulo do sistema nervoso na 11º revisão do ICD após 62 anos de exílio) mantém-se como principal causa de morte e morbilidade em Portugal, tendo sido em 2014 responsável por 11% do total dos óbitos. No entanto nem tudo são más notícias, tendo-se registado uma progressiva diminuição da incidência do AVC, com redução em termos de mortalidade (<46% numa década) e morbilidade. Esses ganhos são seguramente consequentes de medidas de prevenção de âmbito populacional.
BioM@grece – Retiro de 1 a 5 de agosto de 2019.
Peaceful Kingdom of Cristaland – Eco Community - Cristaland (Lagos, Algarve).
O Verão é uma época do ano caracterizada não só pelas altas temperaturas, como também pelo aumento da intensidade de radiação ultravioleta (UV) proveniente do sol, direta ou indiretamente. Os riscos e complicações associados à intensidade da radiação UV merecem também especial atenção ao nível da saúde da visão.
Artigo de Opinião de Raúl de Sousa, Optometrista e Presidente da APLO
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover uma campanha de consciencialização com o mote “A saúde do coração não tira férias”. Esta iniciativa tem como objetivo alertar para a importância de manter um estilo de vida saudável também no período de férias, como forma de prevenção da doença coronária.
O verão é uma época típica de férias, descanso e diversão, mas é também uma altura do ano em que o sol e as temperaturas elevadas deixam, sobretudo, as crianças, os idosos, as grávidas e as pessoas com doenças crónicas mais vulneráveis.
Artigo de opinião de Sílvia T. Fernandes, reumatologista das unidades Lusíadas, no Algarve.
“Cerca de dois terços das pessoas com diabetes tipo 2 em Portugal apresentam fígado gordo, uma condição que compromete em grande escala a eficácia do tratamento da diabetes”, explica Paula Macedo, investigadora da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e professora da NOVA Medical School.
Urgência pediátrica encerrada 3 dias consecutivos em Portimão