(Z1) 2022 - Água - Poupe Hoje Para Não Faltar No Verão
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Japão e Países Baixos conquistam primeiros títulos no Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas

Japão e Países Baixos conquistam primeiros títulos no Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas

Equipa japonesa conquista torneio feminino

Categoria quad sorri aos Países Baixos

Portugal perde com Brasil e discute 15.º lugar

O Japão e os Países Baixos conquistaram os primeiros títulos da edição de 2022 do BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, na Vilamoura Tennis & Padel Academy. As duas nações venceram, respetivamente, os torneios feminino e de quad da fase final que acontece pela primeira vez em Portugal, com a organização a cargo da Federação Portuguesa de Ténis e da Premier Sports.

No torneio feminino, o Japão conseguiu contrariar a história e, depois de cinco finais perdidas, sempre para os Países Baixos (em 2010, 2012, 2015, 2019 e 2021), conquistou pela primeira vez o título graças às vitórias nos dois encontros de singulares.

Tudo começou com o triunfo de Momoko Ohtani (9.ª classificada no ranking mundial), que aplicou os parciais de 6-3 e 6-4 a Jiske Griffioen (6.ª) no primeiro encontro do dia. Depois, a segunda melhor jogadora da actualidade, Yui Kamiji, aproveitou a ausência da número um mundial (Diede de Groot, lesionada nesta jornada) e derrotou Aniek Van Koot (3.ª) por 6-3, 3-6 e 7-5 para confirmar a surpreendente vitória do Japão.

Com este resultado, o país conquistou pela primeira vez o título no quadro feminino do BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, enquanto no masculino celebrou o terceiro lugar graças a uma vitória por 2-0 perante os Estados Unidos da América.

A terceira posição da prova feminina ficou a cargo dos EUA, que derrotaram a Colômbia por 2-0, não precisando do par para decidir a eliminatória.

Na categoria quad, o título sorriu aos Países Baixos. Superfavorita à vitória, a equipa neerlandesa contou com os dois melhores jogadores da atualidade para assegurar a defesa do troféu de campeã, o segundo da sua história: primeiro, Sam Schröder (2.º) venceu Lucas Sithole por 6-2 e 6-0; depois, Niels Vink (1.º) derrotou Donald Ramphadi (7.º) por 7-6(4) e 6-1.

O terceiro lugar foi conquistado na véspera pelo Brasil, graças a uma vitória por 2-0 perante o conjunto dos Estados Unidos da América.

Para a jornada de domingo estão marcadas as finais de juniores, entre a Grã-Bretanha e a Austrália, e masculina, com os Países Baixos a defrontarem a Espanha.

O derradeiro dia deste BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas também contará com os encontros de apuramento das últimas posições dos quadros, com destaque para o quinto e último confronto de Portugal.

A equipa da casa, que em 2022 participa pela segunda vez em fases finais do Campeonato do Mundo (a primeira foi em 2009) e primeira na condição de organizadora, vai defrontar a Coreia do Sul, depois de ter perdido por 2-0 com o Brasil na jornada deste sábado.

Jean Paul Melo (atual 457.º) foi chamado a jogo pelo selecionador nacional, Joaquim Nunes, e começou bem o duelo frente a Jucelio Da Silva Torquato (95.º), mas não conseguiu segurar a vantagem inicial e, depois de liderar por 6-0 e 2-0, cedeu pelos parciais de 0-6, 6-4 e 6-3 em 1h50.

No segundo encontro, esperava-se uma tarefa bem mais difícil para Carlos Leitão (186.º) perante Daniel Rodrigues (30.º) e os acontecimentos dentro do campo confirmaram-no, com o brasileiro a vencer por 6-0 e 6-1.

A equipa de Portugal, que é uma das quatro já confirmadas nas respetivas fases de qualificação no próximo ano, terminará a participação no BNP Paribas World Team Cup — Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas com a luta pelo 15.º lugar frente à Coreia do Sul, que perdeu por 2-0 com a forte seleção do Sri Lanka. O conjunto asiático é composto por Howon Im (46.º), Sungbong Han (80.º) e Chiolyong An (183.º).

  • PARTILHAR   

Outros Artigos