
CNC-UC promove consciencialização para doença do fígado gordo não-alcoólico
Banda desenhada (BD) ajuda a explicar a doença do fígado gordo não-alcoólico.
Banda desenhada (BD) ajuda a explicar a doença do fígado gordo não-alcoólico.
O Grupo Aralab, no qual se enquadra uma empresa portuguesa de produção de câmaras climáticas, afirma ser a única unidade industrial em Portugal com conhecimento e capacidade de produção de equipamentos que possam atingir os -80º.
O mês de Novembro, conhecido como “Novembro Azul”, é dedicado à consciencialização da saúde do homem e tem como objectivo sensibilizar a população masculina para a identificação de sintomas e procura de ajuda médica, para garantir a prevenção e tratamento de doenças. A falta de informação, o preconceito e, muitas vezes, a vergonha, são algumas das razões que levam a população masculina a desvalorizar sintomas e a não procurar acompanhamento médico, que pode ajudar a identificar doenças que afectam o género masculino, como a Síndrome de Dor Pélvica Crónica.
Para o Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (STSS), os critérios definidos vão criar desigualdades entre profissionais, que correram exactamente o mesmo risco, pois nem todos serão abrangidos.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) acaba de lançar um vídeo, com o objectivo de sensibilizar a população para a importância da angioplastia coronária, um procedimento minimamente invasivo para desobstrução das artérias coronárias. O vídeo vai ser disponibilizado às autarquias e às unidades de saúde a nível nacional.
A Liga Portuguesa Contra a Sida (LPCS) associa-se à Semana Europeia do Teste - Hepatites 2020, organizada pela EuroTest, que se assinala entre os dias 20 e 27 de Novembro. A LPCS vai disponibilizar testes rápidos ao VIH, Hepatites e Sífilis, durante esse período, nos concelhos de Lisboa, Odivelas e Loures, com o intuito de alertar para a importância do diagnóstico precoce.
Mais tempo para estarem com quem amam, mais tempo para fazer o que gostam, mais tempo para viver. No Mês de Sensibilização para o Cancro do Pulmão, a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento também atempado reforça-se, sobretudo, quando atravessamos uma pandemia que não pode roubar este tempo aos doentes com cancro do pulmão.