(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Hospital de Loulé oferece a partir deste mês o exame diferenciado de Ecocardiograma fetal e consultas de Cardiologia Pediátrica

Hospital de Loulé oferece a partir deste mês o exame diferenciado de Ecocardiograma fetal e consultas de Cardiologia Pediátrica

     O Hospital de Loulé disponibiliza a partir deste mês de Janeiro o exame diferenciado de Ecocardiograma fetal e consultas da especialidade de Cardiologia Pediátrica assim como Ecocardiograma transtorácico pediátrico.

O Ecocardiograma Fetal é um exame que permite detectar anomalias cardíacas no feto e utiliza o mesmo equipamento das ecografias obstétricas mas tem o objectivo de avaliar a estrutura do coração fetal.

De acordo com a Direcção Geral de Saúde, este exame é realizado sempre que há suspeitas de malformação no coração do bebé pelo obstetra ou em situações como histórico de malformações cardíacas dos familiares directos, doenças maternas (lupus, diabetes, medicamentos tomadas pela grávida, entre outras).

Outros motivos são a detecção de anomalias de cromossomas do feto (por exemplo Trissomia 21) ou malformações de outros órgãos (cérebro, rins, ossos).

Este exame deve ser efectuado, idealmente, entre as 18 e as 24 semanas de gravidez, altura em que o feto já está suficientemente desenvolvido para se poder detectar qualquer alteração e permitir uma actuação adequada.

As consultas e exames são garantidos pela cardiologista pediátrica Dra. Inês Batista Gomes, que efectuou a especialidade no Hospital de St. Marta, em Lisboa, trabalhou também na Maternidade Alfredo da Costa e no Hospital Garcia de Orta e esteve no Bristol Royal Children’s Hospital – University Hospital Bristol no Reino Unido durante 2 anos como consultora.

A Dra. Inês Batista Gomes é cardiologista fetal e pediátrica e possui a Certificação Europeia em Ecocardiograma transtorácico neonatal e pediátrico – EACVI – ESC, e tem uma Pós-graduação em Medicina Desportiva – Sociedade Portuguesa Medicina Desportiva. Completou o CSRT Clinical Scholars Research Training– Harvard Medical School. (esta parte pode ficar no final, se acharem melhor)

As consultas de Cardiologia Pediátrica são referenciados pelo Pediatra ou Médico de Família, bebés, crianças e adolescentes quando suspeitam de uma patologia cardíaca, nomeadamente um sopro cardíaco, dor torácica (“dor no peito”) palpitações e tonturas/desmaios.

Esta especialidade tem também um papel importante na prevenção de morte súbita no desporto, com a avaliação cardíaca.

As consultas têm início a 22 de Janeiro e as marcações ou mais informações podem ser obtidas na página www.hospitaldeloule.com ou através do número 289 249 750

  • PARTILHAR   

Outros Artigos