No passado dia 3 de Junho, uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou a Escola Secundária Gil Eanes, em Lagos, tendo constatado a existência de problemas ao nível dos recursos humanos e das instalações, cuja resolução se arrasta há muitos anos.
A Fortaleza Ponta da Bandeira, em Lagos, foi o local escolhido para a realização das comemorações do Dia do Consulado da República Federal da Alemanha (RFA) que se assinalaram na passada 5.ª feira, dia 30 de maio.
A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda/Algarve, ao analisar os resultados eleitorais na região, decorrentes das últimas eleições europeias, considera muito preocupante o nível de abstenção atingido no Algarve, 73,08%, mesmo superior à percentagem de abstenção a nível nacional (69,05%), o que se traduz em apenas 25,08% dos votos expressos nas forças políticas, considerando o total dos eleitores inscritos nos cadernos eleitorais.
O lançamento do filme de animação “Plásticos – Um Desafio Ambiental” agendado para hoje, dia 4 de Junho, pelas 9h30, na Escola de Santa Maria, é a iniciativa com que o Município de Lagos abre este ano o programa comemorativo do Dia Mundial do Ambiente. As actividades decorrem até dia 7 de Junho.
Um dos maiores desafios da sociedade actual é a redução do plástico. A sua utilização excessiva e posterior falha no processo de reciclagem tem levado a que grande percentagem deste plástico acabe nos oceanos, com um profundo impacto nos ecossistemas marinhos.
Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram no passado fim de semana um total de 1.605 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em mais de 2.000 superfícies comerciais de todo o País, a que acrescerão ainda as doações online e através de vales disponíveis nas lojas, ainda não contabilizadas nessa quantidade.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) e as redes europeias Europe Direct e Enterprise Europe Network celebraram a 9 de Maio em Olhão o Dia da Europa com um Diálogo com Cidadãos em torno do tema "Mar sem plásticos" e esta semana desafiamos todos os serviços da Administração Pública e cidadãos em geral a meter mãos à obra…
A Câmara Municipal de Lagos promoveu no passado dia 24 de Maio uma sessão de apresentação do Gabinete de Apoio à Vítima (GAVA), momento que marca o arranque oficial do funcionamento desta nova resposta social de apoio às vítimas de violência contra as mulheres e violência doméstica, até agora inexistente no concelho. A sua implementação resulta do Protocolo para a Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica que foi assinado no passado mês de abril, em Faro, com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva.