A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de Abril/2022, realizada no dia 26 de Abril, aprovou, por unanimidade, um Voto de Congratulação pelo facto do Município de Lagos continuar a presidir à Direcção da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico.
A criação da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico (APMCH) resultou das conclusões do I Encontro Nacional de Municípios com Centro Histórico, realizado em 1987.
O Município de Lagos é associado da APMCH desde 22 de Dezembro de 1989, pouco tempo após a constituição da mesma, que aconteceu na cidade de Lamego a 22 de Julho de 1988.
As suas associadas são autarquias locais preocupadas com a defesa, valorização, revitalização e animação dos seus núcleos urbanos históricos.
A Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico tem como objectivos:
- Reunir todos os municípios portugueses que possuam, nos seus aglomerados urbanos, zonas antigas merecedoras de preservação;
- Promover, em conjunto ou isoladamente, todas as acções, com vista à defesa, conservação, recuperação, reabilitação, revitalização e animação desses Centros Históricos, considerando-as zonas carecidas de protecção prioritária, como valores que são da maior importância nacional e de indiscutível interesse público e, principalmente, como fatores determinantes para o progresso e bem-estar das populações que deles desfrutam ou usufruem;
- Desenvolver todos os esforços para a mais estreita colaboração, com as entidades estatais, públicas ou privadas, similares ou outras, nacionais ou estrangeiras que visem os mesmos objectivos e que, por todos os meios, possam cooperar na salvaguarda de tão valioso património cultural.
A partir de 19 de Janeiro de 2018, a Câmara Municipal de Lagos assumiu a presidência da Direcção da APMCH, com a liderança da sua presidente Maria Joaquina Baptista Quintans de Matos, substituída no cargo no final de 2019 por Hugo Miguel Marreiros Henrique Pereira.
Realizou-se no dia 28 de Março de 2022 a sessão electiva da Assembleia Geral da APMCH, tendo sido eleitos os novos órgãos sociais da associação para o quadriénio 2022/2026.
A Assembleia Municipal de Lagos congratula-se por o Município de Lagos, representado pelo Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Dr. Hugo Miguel Marreiros Henrique Pereira, continue a presidir à Direção da APMCH.
Por conseguinte, a Assembleia Municipal de Lagos congratula-se com a eleição e deseja aos novos órgãos sociais da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico os maiores sucessos no mandato que se iniciou.
Congratula ainda o trabalho desenvolvido pelo Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Municípios com Centro Histórico, Arq. Frederico Mendes Paula.