“A Escola deve ensinar os alunos a pensar ou como pensar?” – questão posta no Encontro de 5ª Feira
“A nova disciplina de Cidadania pode ser boa ou não…”
“A nova disciplina de Cidadania pode ser boa ou não…”
O Centro Ciência Viva de Lagos esteve presente hoje nas comemorações dos 500 anos da partida de Fernão de Magalhães, a 20 de Setembro de 1519, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.
No âmbito do Programa PNDpT – Programa Nacional de Desporto para Todos, o Instituto Português do Desporto e Juventude assinou, no passado dia 10 de Setembro, na Direcção Regional do Algarve do IPDJ, 31 contratos-programa de apoio financeiro a associações e clubes desportivos do Algarve de base local, que irão promover actividades desportivas para todos em 20 modalidades diferentes, envolvendo cerca de 20 mil praticantes.
Dando cumprimento a uma das acções inscritas nas Grandes Opções do Plano para 2019, que visa reforçar o apoio à Educação, designadamente no que se refere ao apetrechamento do parque escolar, a Câmara Municipal de Lagos presenteou os docentes e os alunos das escolas do 1.º ciclo, no arranque deste ano letivo, com a aquisição e instalação de painéis interativos nas salas de aula.
Um seminário, organizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Lagos e pelo Centro de Formação Dr. Rui Grácio, trouxe na passada terça-feira, dia 10 de setembro, ao Centro Cultural de Lagos para falar sobre a temática das “Crianças e Jovens numa Sociedade em Mudança”.
Para celebrar o 30º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças, as Aldeias de Crianças SOS lançam uma campanha com o objetivo de relembrar que todas as crianças precisam de atenção e não devem ser invisíveis.
Com o objetivo de reconhecer a importância da função atendimento e dos profissionais que a exercem, para a melhoria da qualidade dos serviços e da imagem das organizações, o NERA irá realizar, nas suas instalações, nos dias 18, 25 de setembro, 03, 09, 16 e 23 de outubro de 2019, a ação de formação: Atendimento ao Cliente e Gestão de Reclamações.
O regresso às aulas faz-se de reencontros, com a escola, com os colegas, com as rotinas; faz-se de novidades, em forma de livros, de matérias, de desafios e faz-se também de escolhas, sobretudo aquelas que muitos pais têm de fazer para ocupar os tempos livres dos mais pequenos. É que se há escolas com oferta variada de atividades extracurriculares, que mantêm os jovens estudantes entretidos no horário pós-aulas, outras há que se limitam ao que o currículo determina. Nestes casos, cabe aos pais a tarefa da decisão.
Terminou mais uma edição do projecto “Verão Desportivo 2019”, que decorreu de 1 de Julho a 30 de Agosto.
As escolas secundárias reabilitadas pela empresa pública Parque Escolar poderiam reduzir entre 20 e 36% do consumo de energia térmica útil (14.1 – 24,7 kWh / m2) e melhorar significativamente a Qualidade Ambiental Interior (QAI) se, no início de cada ano lectivo, os sistemas ativos de gestão centralizada (ar condicionado, iluminação, ventilação, etc.) fossem ajustados em função da ocupação das salas de aula e dos horários lectivos.