(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2023 - CM Lagos - Marchas Populares

Luís Barbosa da Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos) está entre os oito melhores classificados na Final Nacional da 35.ª edição das Olimpíadas da Informática

Luís Barbosa da Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos) está entre os oito melhores classificados na Final Nacional da 35.ª edição das Olimpíadas da Informática

Já são conhecidos os oito melhores classificados que participaram na Final Nacional das Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2023), que ocorreu este sábado, dia 20 de Maio de 2023.

Os oito alunos são:

Tiago Sousa - 12º ano da Escola Secundária de São João do Estoril

Luis Barbosa - 12º ano da Escola Secundária Júlio Dantas (Lagos)

Laura Muliar - 11º ano Agrupamento de Escolas de Ponte de Lima

Tomás Faria - 10º ano do Colégio Moderno (Lisboa)

Diego Ferreira - 11º ano do Escola Secundária de Pinhal Novo

Vasco Carmo - 9º ano dos Salesianos de Lisboa

Pedro Peixoto - 12º ano da Esc. Sec. Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves (Porto)

Afonso Sancho - 10º ano do Colégio Guadalupe (Corroios)

As Olimpíadas Nacionais de Informática (ONI 2023) são um concurso de âmbito nacional, promovido e organizado pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação, em colaboração com o Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (DCC-FCUP) e da Universidade de Princeton, destinado aos jovens que frequentam o ensino secundário ou o ensino básico em todo o território nacional. A Final da Prova Nacional ocorreu no sábado, dia 20 de Maio de 2023.

Os oito melhores concorrentes da final irão representar Portugal no Concurso Ibero-Americano de Informática por Correspondência (CIIC), cuja realização está prevista para o dia 8 de Julho, após o qual será feita uma nova prova – a Prova de Selecção. Do conjunto de ambas as provas (a Final Nacional e a Prova de Selecção) serão conhecidos os 4 alunos que representarão Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática de 2023, na Hungria.

A APDSI esteve presente nesta Final Nacional, na pessoa de João Catarino Tavares, vogal da direcção. «Foi refrescante reunir-nos na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e termos a oportunidade de estabelecermos ligações mais próximas uns com os outros: entre alunos, entre professores e pais e entre os elementos da organização.

A APDSI congratula todos os alunos, com a certeza de que irão trabalhar muito e tudo farão para trazer bons resultados para o nosso país e agradece a todos os finalistas a sua participação e por se permitirem aprender e envolver nesta competição que, espero esteja a ser uma experiência incrível.

Aos pais e professores dos alunos que estiveram presentes, a APDSI dirige também o seu agradecimento por apoiarem incondicionalmente o envolvimento dos seus filhos e alunos nesta competição.

Ao Professor Pedro Ribeiro, o impulsionador desta actividade e um dos vencedores das Olimpíadas Nacionais de Informática do seu tempo, a APDSI transmite o seu agradecimento. Por dispor do seu tempo pessoal para levar a cabo esta actividade junto com a APDSI e acompanhar os alunos desde o início e permitir-lhes usufruir da excelência de um professor que jovem venceu uma edição das ONI e, ainda, dar continuidade dentro das áreas da informática e da programação. Este agradecimento também é extensível aos voluntários que colaboraram com o Professor Pedro Ribeiro no desenvolvimento da plataforma informática de suporte às Olimpíadas, na definição dos problemas e na organização do evento.

Ao Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, e ao Senhor Ministro da Educação, Professor Doutor João Costa, o nosso agradecimento por concederem o seu alto patrocínio a esta edição das Olimpíadas de Informática que muito nos apraz.

Aos patrocinadores, a Fundação Calouste Gulbenkian, da NTT Data, da Ciência Viva e da Fundação para a Ciência e Tecnologia, pelo seu apoio contínuo que permite levar a cabo as diversas actividades dentro desta iniciativa nacional e também ao nível internacional.

À FCA – Editora de Informática e à Porto Editora por presentearem anualmente os 30 alunos finalistas com os seus melhores títulos de informática e da literatura portuguesa.»

  • PARTILHAR   

Outros Artigos