A Câmara Municipal de Lagos informa que as inscrições para a edição de 2021 do projecto de Ocupação de Tempos Livres “Viver o Verão” se encontram a decorrer ao longo do mês de Maio.
A edição de 2021 realizar-se-á em dois espaços na cidade de Lagos, estendendo-se às freguesias da Luz, Bensafrim, Barão e nas localidades de Odiáxere e Chinicato.
Nesta edição, os grupos serão constituídos por um número máximo de 8 a 10 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, que poderão participar no projecto pelo período de 15 dias, o que totaliza 632 crianças abrangidas ao longo dos 2 meses. Na faixa etária jovem (entre os 16 e os 25 anos), o projecto irá beneficiar 92 jovens.
A iniciativa tem início a 12 de Julho e termina a 31 de agosto, sendo que as actividades decorrem de segunda a sexta-feira, em dois turnos (manhã ou tarde).
Tal como aconteceu na edição de 2020, e dadas as medidas necessárias ao controle da pandemia por Covid-19, este ano é também necessário assegurar a aplicação do plano de contingência e do manual de procedimentos, que visam a devida protecção dos participantes, corpo técnico e restantes funcionários.
O "Viver o Verão" implica um encargo financeiro anual de cerca de 150 mil euros, verba que o Município considera «bem aplicada» dado o impacto social positivo deste programa. Para os jovens participantes que desempenham as funções de monitor, este é, muitas vezes, o primeiro contacto que têm com o mercado de trabalho, incutindo-lhes sentido de responsabilidade e compromisso, competências «importantes para o seu desenvolvimento e para a sua formação pessoal e social», de acordo com a Autarquia.
As inscrições devem ser feitas aqui e decorrem até ao dia 21 de Maio. Para as crianças dos 6 aos 12 anos, as mesmas terão início no dia 26 de Maio.
.
Sobre o projecto
O "VIVER O VERÃO 2021" é um projecto de Ocupação de Tempos Livres (OTL) que tem como principal objectivo desenvolver competências sociais e pessoais, incentivar a prática desportiva e de hábitos saudáveis.
Desenvolve-se há quase 20 anos, sendo bem conhecido das famílias e jovens lacobrigenses por constituir uma importante resposta social do Município às muitas famílias que se encontram a trabalhar nesta época do ano, ocupando de forma lúdica e pedagógica os seus filhos nos meses de Julho e Agosto.