(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Ponte do Arieiro, em Aljezur, vai ser substituída

Ponte do Arieiro, em Aljezur, vai ser substituída

Investimento de 460 mil euros

A Infraestruturas de Portugal deu início aos trabalhos da empreitada para substituição da Ponte do Arieiro, ao quilómetro 142,500 da EN 120, distrito de Faro, concelho de Aljezur.

A obra que hoje se iniciou no passado dia 15 de Outubro, tem um investimento associado de 460 mil euros e como finalidade o aumento da capacidade de vazão da ponte. Será feita a substituição integral da mesma, por uma estrutura de vão único.

Os trabalhos passam pela demolição integral do tabuleiro, dos pilares-parede existentes e parte dos encontros e muros ala existentes, e construção de um novo tabuleiro de vão único com 15,05m de comprimento entre eixos, com recurso a vigas pré-fabricadas, pré-esforçadas, apoiadas sobre vigas estribo a construir no tardoz dos encontros existentes. Em complemento, está prevista a construção de muros, em betão armado, em ambas as extremidades da obra.

Com esta nova solução, a plataforma rodoviária terá uma largura de 9,70m, acomodando uma faixa de rodagem com 6,00m, duas bermas com 0,60m e dois passadiços de serviço com 1,00m. O tabuleiro será dotado de guardas de segurança e guarda-corpos metálicos, fixos às vigas de bordadura nas extremidades do tabuleiro.

Tendo em consideração os fluxos e movimentos de fauna nesta região, será também construído um passadiço seco, com 1m de largura e 0,30m de altura, paralelo ao encontro norte da obra de arte.

Quanto ao condicionamento, e dado ser necessário substituir a Obra de Arte, o tráfego que circula na EN 120 irá ser condicionado com recurso a tráfego alternado, por um desvio provisório, durante os trabalhos de execução do novo tabuleiro da obra de arte, e que serão oportunamente divulgados.

Agradecemos a melhor compreensão pelos incómodos e inconvenientes que esta situação provoca, na certeza de estarmos a contribuir para a melhoria das condições de segurança dos utilizadores da infraestrutura.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos