Lagos acolheu Encontro da Rede de Incubadoras de Inovação Social

O município de Lagos acolheu, nos dias 27 e 28 de março, o Encontro da Rede de Incubadoras de Inovação Social (RIIS), que reuniu profissionais e entidades de referência no setor da inovação social em Portugal.
Organizado pela Agência de Empreendedores Sociais, com o apoio da Câmara Municipal de Lagos, o encontro teve como objetivo promover a partilha de boas práticas, fomentar novas colaborações e reforçar o impacto social gerado pelas incubadoras da rede.
No dia 27, as atividades tiveram início na Fábrica do Empreendedor de Lagos e incluíram o acolhimento dos participantes, momentos de networking e iniciativas culturais, entre as quais um passeio pela costa de Lagos em embarcação turística, uma visita ao centro histórico da cidade e ao espaço Colagos – Cowork Municipal.
No dia 28, o encontro teve lugar nos Paços do Concelho Séc. XXI, com sessões de trabalho e debates estratégicos. A sessão de abertura contou com intervenções de Henrique Sim-Sim, Presidente da RIIS, Frederico Costa, Presidente da SEA – Fábrica do Empreendedor, e da vereadora da Câmara Municipal de Lagos, Sandra Oliveira, a qual salientou a importância do compromisso assumido pelo município com a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável da região proporcionando, neste encontro, a partilha de experiências, a discussão de desafios e a criação de novas oportunidades para o ecossistema empresarial. Acrescentou que as incubadoras têm um papel fundamental no crescimento económico e social, impulsionando ideias inovadoras, no apoio às startups e na transformação de projetos promissores em negócios sólidos e competitivos, salientando a pertinência das redes de cooperação na prossecução do crescimento sustentável dos nossos empreendimentos, que mais facilmente ganham escala e solidez, valorizando o território e as pessoas.
Seguiram-se a cerimónia de adesão de novos membros à RIIS e uma sessão de trabalho dedicada à definição de prioridades para a rede. Durante a tarde, decorreu o debate “Mobilizar o Ecossistema de Empreendedorismo para o Impacto”, com a participação da Vice-Presidente da Portugal Inovação Social, Marta Albuquerque, Jorge Basto (Share Algarve) e Miguel Fernandes (Algarve Evolution).
O encontro constituiu uma importante oportunidade para dar a conhecer o território e o ecossistema de inovação social de Lagos a nível nacional, reforçando o papel do concelho na promoção de iniciativas de empreendedorismo com impacto.