Com o objectivo de tornar mais simples e rápido o processo de pagamento de portagens que não foi efetuado durante a passagem nas mesmas, a Via Verde tem disponível, para consulta e utilização, o Portal de Pagamento de Portagens (www.pagamentodeportagens.pt ), que permite regularizar a situação sem sair de casa.
O Portal é constituído por duas áreas distintas: uma pública, que permite consulta imediata apenas com a matrícula da viatura e alguns dados da viagem e do condutor, e uma privada, que requer a criação de conta no site, para condutores que já receberam um aviso de falta de pagamento. Ambos os processos são intuitivos, rápidos na resolução, e abrangem todas as autoestradas do país.
O Portal permite a regularização de vários processos, através do pagamento por multibanco ou por cartão de crédito, de forma cómoda e segura. As situações mais comuns são as seguintes:
• Passei na Via Verde sem identificador (dispositivo eletrónico)
• Passei numa Portagem Eletrónica - Pórticos/EX-SCUT sem identificador (dispositivo eletrónico)
• Recebi um aviso para pagar passagens em Portagens
• Recebi uma carta da Autoridade Tributária por falta de pagamento de Portagens
• Tenho uma Factura de Portagem porque não paguei no momento
• Utilizei a Assistência Rodoviária e tenho uma factura por pagar
Criado em 2015, o Portal foi pensado, não apenas para os condutores nacionais, mas também para os condutores que visitam o nosso país e que não são aderentes da Via Verde. Para isso, o site está disponível em diferentes idiomas, tais como espanhol, inglês e francês, com todas as informações e passos necessários à regularização de processos.
Para evitar situações como as acima descritas, a Via Verde tem disponíveis no site várias modalidades de adesão, adequadas a utilizadores frequentes ou apenas ocasionais.
Veja como funciona o Portal de Pagamento de Portagens