O Museu Nacional Ferroviário é o primeiro museu português distinguido com o SELO PRATA de Usabilidade e Acessibilidade da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
A partir deste momento o Museu Nacional Ferroviário faz parte da lista de 18 entidades que possuem o Selo Prata de Usabilidade e Acessibilidade da AMA. O caminho da acessibilidade vai muito além do que podemos fazer no mundo físico, como colocar rampas de acesso em edifícios, textos em braile ou até um intérprete de Língua Gestual. O acesso ao mundo digital desempenha um papel importante no quotidiano de todos.
Embora o site do Museu Nacional Ferroviário ( www.fmnf.pt ) esteja plenamente conforme para com o Decreto-Lei n.º 83/2018 de 19 de outubro, resolvemos continuar o caminho e tornar esta ferramenta ainda mais acessível tendo em conta a compatibilidade com as atuais Tecnologias de Apoio e atualizações de navegadores e de dispositivos móveis. Esta tem sido a premissa do Museu, a melhoria contínua!
O Selo Prata identifica e distingue a aplicação das melhores práticas de usabilidade e acessibilidade em sítios web e aplicações, promovendo a sua melhoria contínua. O sistema de avaliação da AMA para a obtenção deste selo é rigoroso e tem em conta diversos critérios. Durante este processo todos os procedimentos foram acompanhados pela consultoria da Acesso Cultura e pelo facilitador em Acessibilidade Web, Norberto Sousa da comAcesso tendo sido implementados pela agência digital Waynext, parceiros imprescindíveis neste percurso.
A obtenção desta distinção é um reconhecimento público do compromisso e do esforço empreendido pela instituição, gera confiança tanto nos utilizadores como nos colaboradores internos, fortalece os laços de credibilidade com todos os stakeholders envolvidos, é um incentivo à melhoria contínua e tem acima de tudo um impacto positivo na sociedade, ao proporcionar um serviço mais eficiente e acessível a todos os cidadãos.
Próximo passo SELO OURO!