A nova loja Lidl de Lagos, sita na Avenida da República, já reabriu, totalmente renovada e mais amiga do ambiente. Para além do posto de carregamento rápido para veículos eléctricos, é abastecida a partir de fontes de energia 100% renováveis, segundo explica a insígnia.
Este conceito de lojas Lidl tem vindo a ser implementado em muitas outras zonas do país, com grande receptividade por parte dos clientes.
Com cerca de 1.400 metros quadrados, a loja de Lagos disponibiliza agora à população do concelho um espaço mais luminoso e funcional. A nova estrutura privilegia a simplicidade e a eficiência, por forma a garantir a melhor experiência de compra.
Para celebrar esta abertura, e dando continuação ao seu apoio às comunidades locais, serão doados cabazes alimentares a duas IPSSs [Instituições Particulares de Solidariedade Social] próximas: ao CASLAS – Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos, que tem por missão contribuir para a inclusão e promoção social dos estratos populacionais mais jovens, deficientes e idosos e da população em situação de fragilidade ou exclusão social, e à Associação Espírita de Lagos, que presta apoio a famílias carenciadas, ambas as instituições com mais de 100 beneficiários.
Não esquecendo o compromisso do Lidl com a sustentabilidade, foi ainda privilegiado o uso de iluminação LED e instalado um posto de carregamento de veículos eléctricos que permite o carregamento de 80% da bateria de duas viaturas em simultâneo, em apenas 30 minutos, aliando a conveniência a preocupações ambientais. Este carregamento é feito com recurso a energia renovável, promovendo assim uma redução efetiva da pegada de carbono.
O parque de estacionamento está agora tambémequipado com uma zona para estacionamento de bicicletas.
Face ao actual contexto provocado pelo Covid-19 e cumprindo as indicações dadas pelo Governo, a nova loja apresenta um conjunto de medidas que visam reforçar a segurança de todos os clientes e colaboradores, evitando o risco de contágio, nomeadamente:
- Máscaras para maior protecção dos colaboradores;
- Marcas no chão, assinalando a distância de segurança, na linha de caixa;
- Protecção em acrílico nas caixas de pagamento;
- Dispensadores de gel desinfectante em todas as linhas de caixa, para utilização dos colaboradores;
- Dispensadores de gel desinfectante na entrada/saída de loja para utilização por parte dos clientes;
- Limpeza e higienização da loja reforçadas, sobretudo nas superfícies com mais contacto, entre as quais carrinhos e cestos de compras;
- Sistema automático de controlo de número de clientes no interior da loja.
Estas medidas, que têm vindo a ser implementadas desde o primeiro momento, resultaram na atribuição do selo “Global Safe Site” pelo Bureau Veritas, um organismo internacional de referência que certifica que as lojas Lidl adoptaram medidas preventivas contra a Covid-19, cumprindo os requisitos estabelecidos e garantindo o seguimento de protocolos de desinfecção e limpeza, assim como a implementação de medidas de segurança pertinentes. Esta certificação, renovada em Março deste ano, é revista a cada seis meses e alvo de visitas-mistério para garantir a sua implementação contínua.