(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

Escolas de Hotelaria e Turismo algarvias premiadas nos Hospitality Education Awards

Escolas de Hotelaria e Turismo algarvias premiadas nos Hospitality Education Awards

3 escolas, 3 prémios em 3 categorias distintas. O Algarve e a excelência da formação na área de ‘Hospitality’ esteve em destaque na cerimónia de entrega dos prémios da Formação Turística, edição 2021, que decorreu na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril na segunda-feira, 27 de Setembro. 

As escolas do Turismo de Portugal sediadas em Portimão, Faro e Vila Real de Santo António arrecadaram prémios em 3 das 8 categorias em competição: Melhor Carreira Jovem, Melhor Formador no Digital e Melhor Projecto Educacional.

Arrojado e inovador, o projecto Clube de Ciência Viva da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Sto. António foi considerado o melhor de todos os projetos educacionais em concurso.

Durante o próximo ano lectivo será criado um Clube de Ciência Viva dentro da escola, que irá desenvolver, entre outras actividades, o MED_LAB – Laboratório de actividades e experiências associadas à Dieta Mediterrânica.

Segundo Manuel Serra, director da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, «estes prémios são impulsos positivos para mais e melhor qualificação, melhoria da qualidade dos serviços, desenvolvimento económico e reconhecimento dos territórios».

Nesta edição 2021 dos Hospitality Education Awards foi lançada pela primeira vez a categoria Melhor Formador no Digital, tendo em conta o enquadramento da educação nos últimos dois anos. Abílio Guerreiro, formador na área de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve foi o vencedor, depois de já ter conquistado no ano passado a distinção de Melhor Carreira de Docente no Ensino Profissional.

Abílio Guerreiro fez questão de alertar que as ferramentas digitais, só por si, não chegam para uma educação plena: «Acredito na educação, acredito na era digital mas há algo que é insubstituível: as pessoas. A emoção também é necessária que passe para o outro lado do ecrã. As pessoas que estão do outro lado têm de sentir essa emoção, para que a nossa mensagem tenha êxito. O Digital permite isso».

No âmbito da aposta numa formação com forte componente digital preconizada pelo Turismo de Portugal para a sua rede de escolas irá ser criado a partir deste ano lectivo um Laboratório Digital na Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, localizada em Faro. Este Centro de Recursos será apetrechado com os mais actuais equipamentos audiovisuais e ferramentas digitais, tendo em vista a produção de conteúdos formativos.

Com 5 anos de experiência enquanto formadora e um currículo já sólido na área de Restauração e Bebidas, Daniela Silvestre da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão venceu na categoria de Melhor Carreira Jovem.

Para a jovem formadora, é uma boa oportunidade de destacar o trabalho «menos visível» desenvolvido pelos profissionais: «Este prémio representa o reconhecimento nacional do meu trabalho, tanto ao nível do front-office – aquilo que toda a gente vê e que pode comprovar através do produto final – mas também ao nível do back-office – o que está “por trás das câmaras”. O trabalho “invisível”, aquele que ninguém vê, tem de ser feito para que a apresentação final ao cliente seja perfeita».

Os Hospitality Educations Awards, promovidos pela Associação Fórum Turismo, têm como objectivo dignificar as profissões nesta área e em simultâneo incentivar a formação de excelência, tendo em vista a resposta às necessidades do sector.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos