Este workshop tem como objectivo principal a produção de um vídeo científico de baixo custo.
Nos últimos anos os conteúdos audiovisuais têm-se destacado como ferramentas cada vez mais importantes no processo de comunicar ciência, permitindo transformar os procedimentos científicos, expandir a capacidade de descoberta e oferecer novas oportunidades no campo da educação.
Investigadores, comunicadores e outros actores conseguem com poucos meios comunicar a sua mensagem de um modo mais flexível, dinâmico e abrangente. Existe já um leque alargado de recursos audiovisuais disponíveis que tem sofrido um enorme crescimento e adesão por parte da comunidade científica.
O presente workshop pretende assim dar a conhecer todas as possibilidades e potencialidades desta área, estando dividido em dois momentos:
(i) uma parte teórica onde serão apresentados os principais recursos vídeo usados atualmente para comunicar ciência - vantagens e desvantagens, tipologias e regras de utilização – e explicadas as principais fases de conceção de um filme – pré-produção, produção, pós-produção e divulgação;
(ii) e uma parte prática onde serão dinamizados dois exercícios em que os participantes serão desafiados a produzir o seu próprio vídeo de ciência.
Duração: 9h00 – 18h00
Idade dos participantes: a partir dos 16 anos
Necessidades técnicas: computador com projetor e sistema de som, que garanta uma boa visualização dos vídeos; irá ser pedido aos participantes que levem máquina, portátil e qualquer outro material que relevante para a captação de imagem (por ex. tripé).
Biografia do formador
Miguel Ferreira é licenciado em Biologia (2005), Mestre em Qualidade e Gestão do Ambiente (2011) e pós-graduado em Ciências da Comunicação (2015). Tirou o Curso de Pós-Produção Audiovisual na Restart - Instituto de Criatividade Artes e Novas Tecnologias e trabalhou durante seis anos como Monitor/Coordenador no Centro Ciência Viva do Lousal.
Atualmente é Comunicador de Ciência e Investigador no Gabinete de Comunicação do Centre for Functional Ecology da Universidade de Coimbra. Está a frequentar o terceiro ano do programa doutoral em “História das Ciências e Educação Científica” com um projeto de investigação na área dos “video abstracts”.
Pagamenteo e inscrição
- O pagamento pode ser efetuado através do IBAN PT50 0035 0387 00039787930 89 e BIC SWIFT CGDIPTPL
- Após o pagamento, deverá enviar o comprovativo para o email info@lagos.cienciaviva.pt, com a respetiva morada, nome para envio e número de contribuinte, caso deseje apenas factura simplificada.