Pessoas com diabetes com mais de 60 anos devem cumprir quarentena rigorosa
APDP alerta para adotarem medidas de prevenção de infeção por Covid-19
APDP alerta para adotarem medidas de prevenção de infeção por Covid-19
A Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) lança um apelo a todas as pessoas que habitualmente doam sangue para que “não falhem” e continuem a doar sangue durante estes tempos de contenção social que a pandemia do COVID-19 está a impor.
Para fazer face à pandemia pelo novo coronavírus e no sentido de colaborar com o Sistema Nacional de Saúde, concretamente na região do Algarve, o Grupo HPA Saúde vai preparar a sua unidade hospitalar de Lagos – Hospital de São Gonçalo – para receber doentes infetados que necessitem de internamento.
O Núcleo de Estudos de Medicina Paliativa (NEMPal) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) elaborou um documento onde define um conjunto de recomendações para os cuidados paliativos no âmbito da infeção por COVID-19.
Perante a epidemia que estamos a enfrentar, José Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Aljezur, deixa uma mensagem aos seus munícipes, que transcrevemos.
A Câmara Municipal de Lagos aprovou e divulgou ontem, ao final do dia, mais um conjunto de medidas adicionais às que já tinham sido decididas na semana passada para reduzir o risco de exposição e contágio por COVID-19, prolongando, igualmente, o prazo de vigência das mesmas por tempo indeterminado. Uma decisão despoletada pelo evoluir da situação no país e como forma de acompanhar nas matérias de competência municipal aquelas que têm sido as orientações e decisões do Governo da República.
O Núcleo de Estudos de Medicina Obstétrica (NEMO) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) emitiu as seguintes recomendações/notificações relativas ao risco de infecção pelo COVID-19 em grávidas:
O Capitão-de-fragata e Capitão do porto de Lagos, Luís Filipe da Conceição Duarte, fez saber hoje, através de edital, que no alinhamento das medidas implementadas pelo Governo para conter a propagação do vírus COVID-19, ficam interditas as actividades desportivas e outras que impliquem aglomerados de pessoas, de forma a minimizar a probabilidade de disseminação do referido vírus, nos seguintes locais: - Praias marítimas dos concelhos de Lagos, Vila do Bispo e Aljezur, sob jurisdição dessa Capitania.
Considerando o estado de pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde e a rápida evolução/ disseminação da infeção causada pelo agente coronavirus SARS-CoV-2 (COVID-19) no território nacional, as sociedades científicas elaboraram o seguinte documento de opinião sobre procedimentos relativos a doentes diabéticos.
Com o encerramento de toda a actividade clínica não urgente nos hospitais públicos e hospitais privados, Fernando Falcão Reis, Presidente da Sociedade de Oftalmologia (SPO), deixa um aviso: “é de prever um acréscimo considerável de doentes nos serviços de urgência (SU) de oftalmologia.”