A Assembleia Municipal de Lagos na 1.ª Reunião da sua Sessão Ordinária de Fevereiro/2023, realizada no dia 27 de Fevereiro aprovou, por unanimidade, uma Moção pela requalificação dos pontões dos pescadores no Porto de Pesca de Lagos.
“É visível o estado de degradação a que chegaram os pontões para uso dos pescadores, no Porto de Pesca de Lagos.
Está à vista de todos o estado de desarrumo, a acumulação de lixo e falta de espaço para guarda de aprestos de pesca. Da zona exalam os maus cheiros que se propagam pela zona do porto.
Por outro lado, os pontões são contíguos à zona de acesso pedonal à Meia-Praia, mais próxima da cidade de Lagos, local de grande passagem de veraneantes e turistas, nacionais e estrangeiros.
Atualmente verificam-se, por um lado, os constrangimentos para os profissionais de pesca, pela falta de condições adequadas de trabalho e, por outro lado, pela imagem degradante para quem se dirige à entrada para a Meia-Praia, mais próxima da de Lagos.
Por conseguinte, a Assembleia Municipal de Lagos, na 1.ª Reunião da Sessão Ordinária de Fevereiro de 2023, vem requerer à Docapesca - Portos e Lotas, S.A., que sejam urgentemente requalificados os pontões dos pescadores do Porto de Pesca de Lagos.
Remeta-se a: Primeiro-Ministro, Assembleia da República, Ministro das Infraestruturas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Comunidade Intermunicipal do Algarve, Docapesca - Portos e Lotas, S.A. e Órgãos de Comunicação Social.”