
Lagos: Dia Mundial da Terra assinalado com vídeo de sensibilização. Iniciativa juntou mais de 100 alunos do Primeiro Ciclo
O Dia Mundial da Terra assinalou-se ontem, dia 22 de Abril.
O Dia Mundial da Terra assinalou-se ontem, dia 22 de Abril.
A Autarquia vila-bispense disponibilizou hoje, dia 23 de Abril, algumas informações úteis no âmbito da operação Censos 2021.
No dia da Terra, a Direcção-Geral do Consumidor (DGC) recorda que: «O consumo sustentável é uma responsabilidade de todos». Neste sentido, integra o Pacto Português para os Plásticos que consiste numa plataforma de colaboração que reúne os diferentes actores da cadeia de valor nacional do plástico: Governo, produtores, retalhistas, entidades de reciclagem, universidades, ONGs, associações, e outros.
O “Radar da Reciclagem” da Sociedade Ponto Verde (SPV) revela que 46,4% dos portugueses afirmam reciclar mais quantidade de resíduos face há um ano, sendo que o aumento da quantidade de resíduos (52,2%) e a maior disponibilidade/mais tempo (40,6%) são os principais motivos apontados pelos indivíduos que referem reciclar mais actualmente. 37% dos inquiridos revelam que a motivação para o aumento dos comportamentos de reciclagem é a maior consciência ambiental.
No primeiro trimestre do ano 2021, chegaram ao Zoo de Lagos duas fêmeas de Mainá de Bali, uma espécie de ave que está criticamente ameaçada e apenas pode ser encontrada no Parque Nacional de Barat, em Bali (Indonésia). No dia 18 de Março o zoo viu nascer uma cria.
Como hoje, dia 22 de Abril, se assinala o Dia da Terra, o movimento de cidadãos Juntos pelo Sudoeste (JPS) decidiu levar formalmente uma queixa à Comissão Europeia (CE) por negligência do Estado Português relativamente ao «caos» que se vive no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV), território que engloba também o Perímetro de Rega do Mira (PRM), onde a agricultura intensiva tem avançado de forma «absolutamente descontrolada, esgotando a já depauperada reserva da Barragem de Santa Clara», que abastece toda a região.
Hoje, dia 22 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Terra, que visa consciencializar os valores da conservação da natureza, protecção ambiental e preocupações associadas à biodiversidade da Terra. Assim, a Guarda Nacional Republicana, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), constitui-se como polícia ambiental competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar infracções à legislação que visa proteger a natureza, o ambiente e o património natural, integrando ainda diversos fóruns de cooperação nacional e internacional sobre estas temáticas, promovendo diariamente diversas acções que contribuem para um planeta mais limpo.
“Guardiãs da Memória – Territórios Afectivos | Narrativas Sociais”, assim se designa o projecto interdisciplinar de inclusão social e intervenção cultural promovido pela associação A Caravana Passa a que o município de Lagos decidiu associar-se.
A Câmara Municipal de Lagos aceitou o convite que lhe foi endereçado pelo município do Seixal para integrar o Movimento Municípios pela Paz.
As Associações ANP|WWF, DECO, Sciaena, ZERO e Linked.Green lançam hoje, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Terra, um manifesto para desafiar os retalhistas que actuam em Portugal a disponibilizarem produtos de limpeza e higiene pessoal a granel, permitindo a reutilização das embalagens através de reenchimento em loja.