(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - Natal em Lagos

FNAJ, IPDJ e Associativismo Juvenil mobilizam-se em Campanha de Sensibilização para o Desconfinamento Seguro

FNAJ, IPDJ e Associativismo Juvenil mobilizam-se em Campanha de Sensibilização para o Desconfinamento Seguro

A Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) promove, no dia 11 de Julho, uma acção nacional, realizada em simultâneo em 20 cidades, para sensibilizar para um desconfinamento em segurança.

Com o slogan “O risco é real. Sê o herói deste verão!”, a iniciativa, que conta com o apoio da Presidência da República e com a parceria do IPDJ vai envolver 24 federações regionais/distritais e associações juvenis na distribuição de máscaras de proteção e informação em praias litorais e fluviais e parques.

No Algarve, a acção vai decorrer pelas 17h, na Praia de Faro, com ponto de encontro no Centro Náutico. Esta acção pretende alertar para as medidas de segurança a ter nesta fase de pandemia e comprometer os jovens no combate à Covid-19, posicionando-os como agentes de saúde pública. Contará com jovens voluntários de federações e associações do Algarve e é apadrinhada pelo Secretário de Estado das Pescas e Coordenador Regional do Algarve no combate à COVID-19, Dr. José Apolinário.

A actividade de sensibilização surge no âmbito da campanha “Desconfinar Jovem – A Tua Causa”, que visa promover as associações juvenis como espaços seguros para actividades recreativas, culturais e desportivas neste contexto de pandemia, assim como ajudar os mais novos a voltar às rotinas com total segurança. Além deste action day nacional, a campanha envolve também uma acção digital com a partilha de boas práticas e um manual de recomendações para reabertura dos espaços associativos, lançado recentemente em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

A campanha conta ainda com o contributo do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que, num vídeo de apoio à iniciativa, apela a que os jovens usem a criatividade e imaginação para este período de desconfinamento, que exige de todos também um forte sentido cívico.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos