(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

O Correio de Lagos está a recolher opiniões de várias figuras do Algarve, sobre o Mundial de Futebol - Qatar

O Correio de Lagos está a recolher opiniões de várias figuras do Algarve, sobre o Mundial de Futebol - Qatar

Hélder Martins, de 64 anos, empresário e presidente da Direcção da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA). Reside em Quarteira, no concelho de Loulé

.

«Argentina será campeã do mundo, com jogadores no auge da sua carreira, como Lionel Messi»

-

Correio de Lagos - Qual o país que vencerá a final do Campeonato do Mundo de Futebol 2022, que se disputa no Qatar - França ou Argentina?

Hélder Martins - Penso que será a Argentina. Tem melhor equipa, cheia de motivação, com mais pedalada e com jogadores no auge da sua carreira, como é o caso de Lionel Messi.

.

Frente a Marrocos, «a nossa seleção até parecia que estava a cumprir calendário»

.

Correio de Lagos - O que faltou para Portugal ser eliminado por Marrocos no jogo dos quartos-de-final desta prova? De quem é a culpa?

Hélder Martins - Não sou perito em futebol, mas acho que faltou à equipa portuguesa ‘comer a relva’, como se costuma dizer, e fazer um jogo como fez frente a Suíça, em que venceu por seis a um. Contudo, diante de Marrocos, a nossa selecção até parecia que estava a cumprir calendário. Temos excelentes jogadores, mas a equipa não funcionou.

.

Fernando Santos? «É fácil passar de bestial a besta (…), mas penso que não saiu por baixo do cargo de selecionador nacional»

.

Correio de Lagos - Como avalia o trabalho do técnico Fernando Santos neste Mundial de Futebol e ao longo dos anos em que ocupou o cargo de seleccionador nacional?

Hélder Martins - É fácil passar de bestial a besta, como sucedeu com Fernando Santos. Se a selecção portuguesa tivesse jogado ao seu nível, como sucedeu frente à Suíça, teria ganho contra Marrocos. Fernando Santos é um homem sério, que alcançou excelentes resultados como seleccionador nacional, tendo sido campeão da Europa. Pegou numa equipa com jogadores experientes, mas depois faltou ritmo para Fernando Santos poder ser encarado como um Deus neste Campeonato do Mundo, que Portugal até poderia ter vencido. Faltou mais ambição, pois é encarado como um técnico defensivo, que joga para aguentar o resultado. Apesar de tudo, penso que Fernando Santos não saiu por baixo do cargo de seleccionador nacional.

.

«A Federação Portuguesa de Futebol deveria apostar num técnico jovem, como Bruno Lage ou Rúben Amorim para a seleção»

.

Correio de Lagos - Quem deverá ser o próximo seleccionador de Portugal e porquê?

Hélder Martins - Muito se tem falado em José Mourinho, que já conquistou vários títulos em clubes pelos quais tem passado e continua com o mundo a seus pés. Mas, na minha opinião, a Federação Portuguesa de Futebol deveria apostar num técnico jovem, como Bruno Lage ou Rúben Amorim.

.

Correio de Lagos - Cristiano Ronaldo ainda reúne condições para jogar na selecção?

Hélder Martins - Cristiano Ronaldo continua a ser um excelente jogador e tem sido muito bom no apoio aos seus colegas no balneário, funcionando como um líder. Teve o melhor desempenho quando era mais jovem, mas a idade não perdoa e devia ter saído pela porta grande.

.

«É fácil a pessoas que estão fora da realidade, criarem situações e criticarem por tudo à boa maneira portuguesa»

-

Correio de Lagos - Como tem visto as polémicas em torno do capitão da selecção portuguesa?

.

Hélder Martins - Somos um país habituado a criar grandes polémicas no futebol. É fácil a pessoas que estão fora da realidade, criarem situações e criticarem por tudo à boa maneira portuguesa. Foi assim com Fernando Santos e é assim com Cristiano Ronaldo, que continua a ser um peso pesado em Portugal.

.

«Cristiano Ronaldo está a preparar-se para fazer mais um grande contrato como futebolista. É uma máquina de ‘marketing’»

.

Correio de Lagos - Neste momento, Cristiano Ronaldo é um jogador livre, após ter rescindido o contrato com o Manchester United. Qual poderá ser o seu futuro?

Hélder Martins - Cristiano Ronaldo está a preparar-se para fazer mais um grande contrato como futebolista. É uma máquina de ‘marketing’ por onde passa e o seu próximo clube ganhará muito dinheiro com ele. O futuro de Cristiano Ronaldo poderá passar pela Europa, com um árabe milionário a apostar nele.

.

Marrocos e Crócia foram a «minha maior surpresa» neste Mundial

.

Correio de Lagos - Para si, qual foi a maior surpresa neste Mundial de Futebol?

Hélder Martins - A minha surpresa foi o desempenho de equipas como Marrocos e Croácia - a grande revelação da prova - que atingiram as meias-finais, com muito esforço e confiança. Por outro lado, grandes selecções como Inglaterra, Brasil e Alemanha, que eram, à partida, candidatas ao título, acabaram por ser eliminadas. Foi outra grande surpresa deste Mundial de Futebol no Qatar.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos