A par da realização do GC32 Racing Tour, (ver notícia), já é conhecido outro rosto embaixador da nova Estação Náutica de Lagos: Francisco Lufinha.
Francisco Lufinha, 37 anos, apaixonado por desportos náuticos. Com apenas 15 dias, foi levado para um barco pelos seus pais e nunca mais conseguiu, nem quis, desligar-se do mar. Começou na Vela, depois partiu para o Wakeboard e Windsurf; mas foi o Kitesurf que o "agarrou", por ser uma mistura dos seus desportos favoritos.
Em 2005, Francisco sagrou-se campeão nacional e em 2006 vice-campeão nesta modalidade.
Em 2013 embarcou no seu projecto "Kitesurf Odyssey", ligando a Foz do Douro a Lagos, no qual concretizou quatro desafios extremos, atravessando o mar português em Kitesurf e promovendo a dimensão deste território, assim como a preservação do oceano.
Lufinha é o actual detentor do recorde mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens, 874 quilómetros durante 48 horas, sem parar, entre Lisboa e a Madeira. Actualmentec gere a sua empresa LUFINHA, com várias actividades no mundo náutico, incluindo o charter de iates à vela.
«Desde novo que fui conquistado por Lagos, pois é uma cidade de topo a nível mundial para a prática de desportos de mar, seja em lazer, treino ou competição, durante todo o ano», comentou a respeito da cidade.