Será já nos próximos dias 10, 11 e 12 de Março que se realiza a tão esperada décima edição do Algarve Bike Challenge.
A mais famosa prova de BTT por etapas realizada em Portugal e uma das mais populares da Europa quebra mais um recorde de participação. Serão no total mais de 1250 atletas de 22 nacionalidades que irão percorrer os melhores trilhos do sotavento do Algarve.
A prova, disputada em equipas duplas distribuídas em 7 categorias consoante o género e idade dos participantes, arranca na sexta-feira, 10 de Março com um prólogo noturno no centro histórico de Tavira, no qual 3 equipas irão partir em simultâneo de minuto em minuto. Esta é uma etapa que se mantém quase inalterada desde a primeira edição pela beleza e espectacularidade do percurso tanto para atletas como para os inúmeros espectadores esperados.
No dia seguinte, sábado 11 de Março, irá percorrer-se a Serra do Caldeirão. Destaca-se a subida à Água de Tábua onde existirá um prémio de montanha exclusivo e a passagem pelo concelho de São Brás de Alportel. A segunda metade da etapa irá percorrer o Barrocal algarvio e os seus trilhos mais sinuosos. Serão no total 87 quilómetros e 2000 metros de subidas.
Para o terceiro dia, 12 de Março, está reservada uma etapa mais curta e menos exigente fisicamente. Serão 70 quilómetros e 1460 metros pela Serra de Tavira e concelhos de Castro Marim e Vila Real de Santo António, destacando-se os trilhos de Vila Nova de Cacela e da Mata Nacional da Conceição. A lista de inscritos reúne diversas figuras da modalidade, de entre as quais o Campeão do Mundo de Maratona BTT na categoria Master, David Vaz, o campeão da Europa de Maratona BTT na categoria Master, Juan Pedro Trujillo, o atleta olímpico de XCO David Rosa, vários ex-ciclistas profissionais e ainda personalidades da televisão.
Este evento destaca-se por ser uma competição muito inclusiva, reunindo atletas de elite e amadores numa impressionante festa do BTT, mostrando ao mundo o real potencial da região para o ciclismo e turismo em bicicleta.
De entre os favoritos, apesar da ausência dos vencedores da última edição, Jesus Del Nero e Juan Mora, existem várias equipas candidatas à vitória, a destacar Victor Fernandez Grande da equipa Lee Cougan - Soudal (vencedor em 2015) que irá fazer-se acompanhar por Manuel Lucena. O também ex-vencedor, em 2019, natural do Algarve, Andrew Henriques fará equipa com o ex-profissional Bruno Sancho.
A Flyz Bikes irá fazer-se representar com 2 equipas com enorme ambição, tanto a dupla de Nacho Perez e Pau Marza Bedos como a dupla composta por Eduardo Talavera e Gonzalo Sanchez. Na categoría feminina, Celina Carpinteiro, afirma-se como uma séria candidata a revalidar o título, participando este ano com outra ex-vencedora, a alemã Naima Deisner.
A prova poderá ser acompanhada em direto através do live stream programado e que estará disponível na página oficial do evento, www.algarvebikechallenge.com